sábado, 16 de maio de 2009

PROJETO CORPO HUMANO






PROJETO CORPO HUMANO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de velotrol, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de advinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:

• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
• Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de jornal;

BRINCADEIRAS:

• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;

MÚSICAS

• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;

HISTÓRIAS

• “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo,
• “Eu sou isso” de Vivina de Assis Viana,
• “Ida e volta” de Juarez Machado, etc.

OBS: Durante todo o projeto, as crianças deverão ser levadas a desenvolver a habilidade da leitura e da escrita em todos os momentos, tanto em sala de aula, como fora dela.

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO ALIMENTAÇÃO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver os diferentes tipos de alimentação, desenvolvendo e estimulando a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar a alimentação através das seguintes competências e habilidades: Jogos da memória, músicas, confecção de murais, histórias, fantoches de vara, experimentos, alinhavos, quebra-cabeça, dominó de frutas, móbiles, jogo do encaixe, atividades oral e escrita, advinha, brincando de feira e supermercado, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma salada de frutas e exporão suas atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:

• Rodinhas com músicas sobre alimentação como “Comer, comer”, “Meu lanchinho”, perguntar as crianças se sabem como nascem um feijão e explicar o procedimento, história do João e o pé de feijão, histórias dramatizada que poderá se feita no pátio para outras turmas, etc;
• Conversas informais perguntando o tipo de comida que mais gostam, fazer uma lista das comidas que mais gostam e a de que menos gostam de comer, falar da importância dos alimentos naturais como as frutas, legumes, sucos em vez de balas, refrigerantes, etc;
• Enfatizar sabores e a importância dos alimentos de uma boa alimentação (principalmente na hora das refeições, isto é, no refeitório da creche/escola);
• Pesquisar em jornais e revistas tipos de alimentos e fazer um mural;
• Fazer experiência e observar as etapas do desenvolvimento de um feijãozinho (plantio do feijão em um potinho e depois as crianças relatarão cada fase da experiência);
• Elaborar frases sobre a germinação do feijão, relatando cada etapa da experiência. Ao final, cada criança levará seu potinho com o feijão germinado;
• Cada criança deverá cuidar pessoalmente de seu potinho, colocando água, levando-o para tomar Sol com a responsabilidade de trazê-lo de volta depois;

HISTÓRIA DRAMATIZADA: “O NASCIMENTO DO FEJÃOZINHO”

As crianças ficam agachadas, abraçando as perninhas. (O professor com voz suave ensina as seqüências gestuais para a dramatização).

Era uma vez, um feijãozinho que estava dormindo bem quietinho.
Um dia veio à chuva e molhou o feijãozinho e o fez espreguiçar, espreguiçar, espreguiçar (movimento de espreguiço). Ao acordar, o feijãozinho ficou com vontade de saber o que estava acontecendo lá fora. Então, ele se levantou devagarzinho, devagarzinho até ficar em pé. O feijãozinho sentiu uma luz quentinha, quentinha que vinha do céu e tentou pegá-la com as mãos (esticar os braços mexendo as mãos e os dedos para cima).
Neste momento, veio um ventinho alegre que brincou com suas folhinhas e convidou-o para dançar. O feijãozinho balançava suas folhinhas para lá e para cá (as crianças devem balançar os bracinhos para um lado e para outro).
E assim, nasceu o feijãozinho (neste momento, as crianças deverão já estar todas em pé).

OBS: A dramatização pode ser feita também com outras crianças fazendo o papel de Sol, vento, chuva ou agricultor cuidando e regando o feijãozinho.