"NÃO CORRA ATRÁS DAS BORBOLETAS, PLANTE UMA FLOR NO SEU JARDIM E TODAS AS BORBOLETAS IRÃO ATÉ ELA." (D. ELHERS)
terça-feira, 18 de maio de 2010
PROJETO: COPA DO MUNDO 2010
ESTE É O PROJETO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE USAREI COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
PROJETO: COPA DO MUNDO
JUSTIFICATIVA
ESTE PROJETO SE PROPÕE GERADO PELO INTERESSE DESPERTADO NO POVO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE SE REALIZARÁ NA ÁFRICA DO SUL E QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS ONDE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO SE REÚNEM PARA ESTA DISPUTA.
ASSIM, AS SELEÇÕES DE FUTEBOL DE TODO O MUNDO, INCLUSIVE A DO BRASIL INTERAGEM POSSIBILITANDO CONHECER E EXPLORAR A DIVERSIDADE CULTURAL, SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, SEMPRE LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER O INTERESSE, A CURIOSIDADE E HABILIDADES NECESSÁRIAS BUSCANDO SEMPRE RESPEITAR A IDADE E A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DELAS.
OBJETIVOS
ESTIMULAR O HÁBITO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E LINGUAGEM VERBAL E ORAL;
DESENVOLVER O GOSTO PELAS ATIVIDADES ESPORTIVAS;
DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPE, COOPERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DE IDÉIAS, E SENTIMENTOS;
PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL;
CONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAÍSES ENVOLVIDOS;
ESTIMULAR O SENTIMENTO CÍVICO ATRAVÉS DO CONTATO COM OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁTRIA COMO A BANDEIRA E O HINO NACIONAL;
ESTIMULAR A COORDENAÇÃO E HABILIDADE MOTORA: EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO, ETC;
ESTIMULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E RESOLVER CONFLITOS, GANHAR E PERDER;
ESTIMULAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL;
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADES RELACIONADAS COM:
INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: CONVERSAS INFORMATIVAS SOBRE A TEMÁTICA;
PORTUGUÊS/LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: USO E LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS COM NOTÍCIAS SOBRE O TEMA;
PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: CONFECÇÃO DE ÁLBUM ESPORTIVO COM CONSIDERAÇÕES DAS CRIANÇAS;
PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE TEXTOS ALUSIVOS AO TEMA;
JOGOS: MINI CAMPEONATO CONTEMPLANDO AS PRINCIPAIS SELEÇÕES (Preferencialmente as que as crianças conhecerem)
PESQUISA E IDENTIDADE: COMO SÃO AS PESSOAS, SUA CULTURA E AS CIDADES DO PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA DO MUNDO;
PESQUISA E IDENTIDADE: QUAL O TIME QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES MAIS GOSTAM? QUAL A SELEÇÃO QUE GANHARÁ A COMPETIÇÃO?
PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA: IDENTIFICAR, RECORTAR, COLAR E ESCREVER OS NOMES DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES E JOGADORES;
ARTES E PORTUGUÊS: CONFECCIONAR UMA MASCOTE E GRITO DE GUERRA ESCRITO PARA O MOMENTO DOS JOGOS;
GEOGRAFIA: VERIFICAR EM UM MAPA PARA ONDE É O PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA E AS CIDADES ONDE SERÃO OS JOGOS;
MATEMÁTICA E JOGOS: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONTEMPLEM NÚMERO DE JOGADORES, PAÍSES PARTICIPANTES, FORMA DE CONTAGEM DA PONTUAÇÃO, ETC;
ARTE: CONFECÇÃO DE ADEREÇOS DE MÃO PARA OS JOGOS;
DISCIPLINA: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO MOMENTO DE COMEÇO DE CADA JOGO (Momento de audição do Hino Nacional), COMPORTAMENTO;
ARTES: ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS CORES DA SELEÇÃO;
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA: PELEGRINO E PETRÔNIO E DESENHOS DO CONTORNO DOS PÉS DE VERDE E AMARELO DAS CRIANÇAS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES E NÚMEROS DE CALÇADOS;
ARTES: ATIVIDADE ARTÍSTICA COM A TÉCNICA DO ASSOPRO ONDE CADA CRIANÇAUTILIZA UM CANUDO PARA ASSOPRAR TINTA GUACHE VERDE E AMARELA EM UMA FOLHA DE PAPEL;
PORTUGUÊS E ARTES: IMPRESSÃO DAS MÃOS COM AS CORES DA SELEÇÃO E OS NOMES DAS CRIANÇAS;
ARTES: PINTURA DO ROSTO COM AS CORES VERDE E AMARELO NOS DIAS DE JOGOS;
JOGOS: BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM JOGOS E BRINQUEDOS DIVERSOS;
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS: PESQUISA DOS VARIADOS PRATOS DOS PAÍSES QUE ESTARÃO NA COPA;
CONFECÇÃO DE ORNAMENTOS PARA ENFEITAR A ESCOLA E AS SALAS DE AULAS;
ETC;
CULMINÂNCIA: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO DA SELEÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHO FEITOS DURANTE A COPA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Adorei o plano de ação sobre a copa, irei adaptá-lo a realidade da minha escola, Posso?
Olá elda tudo bem? Você pode adaptá-lo sim, mas passa depois por aqui para me dizer como foi o resultado, ok? Abraços.
Oi, sou de Rio Branco -Acre e com certeza , te mostrarei o meu plano de PLANO DE AÇÃO .
ELDA QUE MARAVILHA!RIO BRANCO ACRE, AMEI SABER QUE TEM PESSOAS QUE LEVAM A EDUCAÇÃO A SÊRIO. TENHO CERTEZA QUE SEU PLANO DE AÇÃO FICARÁ ÓTIMO. ESTOU ESPERANDO NOTÍCIAS!
ABRAÇOS.
Amei seu blog, e gostaria de contribuir com seu conteudo riquissimo esse blog que fala sobre a copa e vai ajudar muito os professores.
ATIVIDADES COPA DO MUNDO
Atividades Copa do Mundo 2014
Atividades para a Copa do Mundo
Interpretação de texto - Copa do Mundo
PROJETO E MOLDE PARA A COPA
Projetos educação infantil copa 2014
Molde infantil para a Copa do Mundo
ATIVIDADES PARA COLORIR COPA 2014
Atividades de colorir - Copa do Mundo
Bandeiras da Copa 2014 para colorir
Curiosidade sobre o Fuleco o Mascote
Postar um comentário