sábado, 12 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL - 4º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL Turma: 4º

Língua Portuguesa


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Desenvolvimento:

Avaliação:

. Alfabeto.

- ordem alfabética.

. Encontro vocálico.

- ditongo;

- tritongo;

- hiato.

. Encontro consonantal.

. Redação.

. Número de sílabas.

. Interpretação de Textos.

. Sílaba tônica.

. Dígrafo.

. Sinônimos e antônimos.

. Ler e escrever o alfabeto minúsculo e maiúsculo.

. Identificar encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo.

. Ler e gravar palavras com as dificuldades estudadas.

. Compor frases a partir de gravuras.

. Ler com entonação e ritmo.

. Descobrir a idéia principal do texto.

. Responder a questões de compreensão do texto.

. Emitir opiniões sobre a história.

. Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais.

. Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

- Listagem dos nomes dos alunos da turma;

- Pesquisas de textos de jornais e revistas;

- Cartazes;

- Dramatização de ações.

. Observação direta.

. Auto-correção.

. Atividades orais e escritas.

. Testes.

. Ortografia.

. Leitura silenciosa e oral.

2° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Desenvolvimento:

Avaliação:

* Acentos:

- agudo,

- circunflexo.

* Emprego de til.

* Sinais de pontuação.

* Tipos de frases:

- afirmativa

- negativa

- interrogativa

- exclamativa

* Artigos:

- definido

- indefinido

* Substantivos:

- próprio e comum

- simples e composto

- primitivo e derivado

- coletivo.

. Ler com entonação e ritmo.

. Responder a questões de compreensão do texto.

. Emitir opiniões sobre o texto.

. Empregar corretamente o acento agudo e circunflexo.

. Empregar adequadamente o til.

. Empregar corretamente a pontuação estudada.

. Identificar e empregar os artigos definidos e indefinidos corretamente.

. Identificar, classificar e empregar os substantivos.

. Ler e grafar palavras com as dificuldades estudadas.

. Produzir textos.

- Conversa informal;

- Debate;

- Pesquisa;

- Sugestões trazidas pelos alunos;

- Análise minuciosa de texto para retirada de informações importantes;

- Caça-palavras,

- Salada de letras;

- Dramatização;

- Uso do dicionário.

. Observação direta.

. Auto-correção.

. Atividades orais e escritas.

. Testes.

. Leitura silenciosa, oral e interpretativa.

. Ortografia.

. Redação.

3° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Substantivos:

- Grau,

- Gênero,

- Número.

. Sinais de pontuação.

. Adjetivos.

. Graus do adjetivo.

. Numeral.

. Ler com entonação e ritmo.

. Descobrir a idéia principal do texto.

. Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais.

. Identificar e empregar o gênero do substantivo.

. Reconhecer e grafar substantivos no singular e no plural.

. Empregar corretamente os graus aumentativos e diminutivos.

. Usar corretamente os sinais de pontuação.

. Identificar adjetivos.

. Empregar adjetivos nos graus comparativos e superlativos.

. Identificar e empregar corretamente os numerais.

. Ler e escrever palavras com as dificuldades estudadas.

. Criar textos com apoio de ilustrações.

. Conversas

. Discussão de notícias em jornais e revistas

. Poesias

. Coro falado

. Textos informativos

. Contos

Cartazes

. Caça-palavras

. Pesquisas

. Observação direta e individual.

. Atividades orais e escritas.

.Testes.

. Leitura, oral, silenciosa e interpretativa.

. Ortografia.

. Redação.


4° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Numeral.

. Leitura oral e interpretativa.

. Pronome pessoal do caso:

- reto,

- oblíquo

- e de tratamento.

. Verbos e tempos verbais.

. Verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugação.

. Sujeito e predicado.

. Ortografia.

. Redação.

. Ler corretamente, obedecendo à pontuação.

. Emitir opiniões sobre a história.

. Descobrir a idéia principal do texto.

. Identificar e empregar os pronomes pessoais dos casos retos, oblíquos e de tratamento.

. Identificar os verbos nas frases.

. Determinar o tempo da ação verbal.

. Identificar os verbos de 1ª, 2ª e 3ª conjugação.

. Identificar o sujeito e predicado da oração.

. Treinar e distinguir formas gráficas e fonemas.

. Redigir bilhetes, cartas, etc.

. Criar histórias e narrá-las por escrito.

- Produção de textos a partir de gravuras;

- Confecção de cartazes utilizando notícias;

- Leitura de letras de músicas;

- Produção de acróstico;

- Leitura visual de gravuras;

- Discussão de temas.

. Observação direta.

. Autocorreção.

. Atividades orais e escritas.

. Testes.

Matemática


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Conjuntos.

. Sistema de numeração decimal.

. Numeração romana.

. Números ordinais.

. Operações fundamentais:

- Adição,

- Subtração.

. Medidas de comprimento.

. Curvas.

. Curvas simples.

. Segmento de reta.

. Identificar conjuntos.

. Representar conjuntos, usando material concreto, desenhos, diagramas e forma analítica.

. Estabelecer relação de pertinência entre elemento e conjunto.

. Identificar subconjunto de um conjunto.

. Ler e representar números de até 6 algarismos.

. Identificar ordens e classes de um numeral até 6 algarismos.

. Ler e registrar numerais, usando letras do sistema romano de numeração.

. Ler e registrar numerais decimais até 100.

. Efetuar adição de duas ou mais parcelas sem e com reserva.

. Efetuar subtração com agrupamento.

. Verificar a exatidão da adição e da subtração através da operação inversa.

. Reconhecer o metro e o centímetro.

. Estabelecer semelhanças e diferenças entre curvas e classificá-las.

. Identificar segmento de reta.

- Recorte de números de jornais e revistas;

- Elaboração de lista com números de telefone;

- Uso de calculadoras para que façam aparecer no visor números escritos no quadro ou oralmente;

- Observação da numeração das casas da rua onde moram, onde começa e onde termina;

- Pesquisa de preços de mercadorias;

- Uso do calendário para o mês;

- Leitura escrita das horas;

- Reconhecimento dos dias da semana, bimestre, trimestre e semestre com auxílio do calendário.

. Observação.

. Atividades orais e escritas.

. Jogos e brincadeiras.

. Autocorreção.

. Testes.

Bimestre


Conteúdos

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Operações fundamentais:

- Multiplicação,

- Divisão.

. Sentença matemática e problemas.

. Medidas de massa.

. A reta.

- Retas concorrentes e paralelas.

. Realizar multiplicação com multiplicador de um algarismo, sem e com reserva.

. Realizar multiplicação por 10, 100 e 1000.

. Efetuar divisões aproximadas.

. Resolver sentenças envolvendo as quatro operações.

Resolver problemas envolvendo “dobro”, “triplo”... de uma quantidade.

. Resolver problemas que envolvam unidades de massa.

.Identificar retas concorrentes e paralelas.

- Confecção de caracteres;

- Utilização de jogos, bingos, boliches, etc;

- Fichas numéricas;

- Uso de encartes de supermercados;

- Pesquisas de preços de passagens de meios de transportes;

- Pesquisas de mercadorias.

. Observação direta.

.Atividades escritas.

. Jogos.

. Testes.

3° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Números racionais.

. Leitura de uma fração.

. Frações próprias e impróprias.

. Comparação de frações.

. Fração de uma quantidade.

. Medida de capacidade.

. Polígonos.

. Identificar as partes fracionárias.

. Ler frações corretamente, identificando numerador e denominador.

. Determinar frações equivalentes.

. Adicionar e subtrair racionais representados por frações.

. Calcular frações de uma quantidade.

. Identificar a unidade fundamental e o instrumento usado para medir a capacidade.

. Classificar os polígonos quanto ao numero de lados.

- Situações-problemas;

- Cruzadinha;

- Cartazes;

- Loteria.

. Perguntas objetivas.

. Atividades escritas.

. Observação direta.

. Testes.

Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Números decimais (décimos e centésimos).

. Leitura e escrita de decimais.

. Adição e subtração.

. Multiplicação de decimais por um número natural.

. Medida de tempo.

. Perímetro de um polígono.

. Quadrilátero.

. Reconhecer uma fração decimal.

. Ler e registrar decimais de 1ª e 2ª ordem.

. Efetuar adição e subtração de números decimais.

. Resolver a multiplicação de um número natural por um número decimal.

. Identificar ano, mês, dia, hora, minuto e segundo como unidade de medida de tempo.

. Reconhecer o relógio e o calendário como instrumentos de medida de tempo.

. Reconhecer como quadrilátero o polígono de quatro lados.

. Calcular perímetros de um polígono.

- Uso de instrumentos de medidas;

- Pesquisas de preços;

- Maquetes;

- Feirinhas;

- Cartazes.

. Observação direta.

. Atividades escritas.

. Autocorreção.

. Testes.

Ciências Naturais


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. O universo.

. Os astros.

. Sistema solar.

. A Terra:

- Os movimentos da terra.

. Os estados físicos da matéria:

- Solo, água e ar.

. Conceituar sistema solar.

. Identificar estrelas, planetas e satélites.

. Reconhecer os movimentos da Terra.

. Identificar os estados da matéria.

. Perceber que a Terra é formada por terra, água e ar.

- Observação do meio ambiente;

- Reaproveitamento de sucatas;

- Pesquisas;

- Exploração de diversos tipos de solos;

- Experiências.

. Observação individual.

. Atividades escritas e orais.

. Autocorreção.

.Testes.

2° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Solo:

- Formação do solo.

- Tipos de solo.

. Preparo do solo:

- Erosão.

- Água.

. Estados físicos da água:

- Mudanças do estado físico da água.

- Qualidade da água.

- Ciclo da água.

. Ar:

- Características do ar.

. O vento:

- Temperatura e umidade do ar.

- Previsão do tempo.

- Peso e pressão do ar.

- Poluição do ar.

. Identificar diferentes tipos de solo e a sua formação.

. Identificar formas de correção do solo.

. Conceituar erosão.

. Reconhecer a importância da água para os seres vivos.

. Identificar os estados físicos da água e suas mudanças provocadas pela temperatura.

. Reconhecer água potável e poluída.

. Identificar o ciclo da água na natureza.

. Identificar as características do ar.

. Conceituar vento e reconhecer utilidades e prejuízos que ele pode causar ao homem.

. Reconhecer a importância da previsão do tempo.

. Identificar causas da poluição do ar e formas para evitar.

- Experiências;

- Observação do meio ambiental;

- Conversa informal;

- Pesquisas;

- Cartazes.

. Observação.

. Atividades orais e escritas.

. Autocorreção.

. Testes.


3° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Os Vegetais:

- As partes do vegetal,

- Fotossíntese,

- Reprodução dos vegetais.

. Os Animais:

- Animais úteis aos homens,

- Animais prejudiciais aos homens,

- Reprodução dos animais.

. Reconhecer as partes do vegetal e a função de cada uma dessas partes.

. Reconhecer que as plantas com clorofila produzem alimentos.

. Reconhecer que as plantas se reproduzem a partir de sementes ou mudas.

. Reconhecer que os animais são seres vivos.

. Classificar os animais conforme sua alimentação.

. Reconhecer a utilidade dos animais para a vida do homem.

. Identificar animais que causam prejuízos ao homem.

. Perceber as formas de reprodução dos animais.

- Leitura de textos informativos;

- Pesquisas;

- Quebra-cabeças;

- Cruzadinhas;

- Conversa informal;

- Cartazes.

. Observação.

. Conversa informal.

. Atividades orais e escritas.


4° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Higiene e saúde:

. Alimentação e

Vitaminas,

. Hábitos de higiene.

. Saneamento básico.

. Verminose.

. Acidentes.

. Primeiros -Socorros.

. Evidenciar a necessidade de se formar hábitos de higiene pessoal, material e social.

. Identificar os grupos de alimentos indispensáveis à saúde.

. Identificar as funções de algumas vitaminas.

. Reconhecer a importância do saneamento básico para a vida das pessoas e da comunidade.

. Identificar os principais vermes causadores da verminose e as principais formas de adquiri-las.

. Evidenciar a formação de hábitos para a prevenção de acidentes.

. Reconhecer a importância dos primeiros socorros.

- Pesquisas;

- Leituras de textos;

- Cruzadinhas;

- Cartazes;

- Dramatizações.

. Observação direta.

. Atividades escritas.

. Perguntas objetivas.

. Testes.

Geografia


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Nosso País.

. A Comunidade.

. O povo brasileiro.

. Os limites do município.

. Reconhecer a importância da e integração do homem na comunidade.

. Identificar e nomear os Estados e Territórios que compõem nosso País.

. Reconhecer a influencia das três raças na formação do povo brasileiro.

. Reconhecer que o município é formado pelas zonas: rural e urbana.

. Conceituar limites.

- Observações;

- Debates;

- Pesquisas;

- Cartazes.

. Observação direta.

. Atividades orais e escritas.

. Conversa informal.

. Testes.
















2° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. A cidade:

- Zona urbana.

. O campo:

- Zona rural.

. Recursos naturais.

. Paisagens naturais.

. Reconhecer as características da zona rural e urbana.

. Constatar a importância de saber orientar-se pelo sol, pelo cruzeiro do sul e pela bússola.

. Identificar os elementos representativos dos recursos naturais.

. Reconhecer e nomear as principais formas de relevo.

- confecção de gráficos;

- Pesquisa;

- Debate;

- Cartazes.

. Observação direta.

. Argüição oral.

. Autocorreção.

. Atividades escritas.

. Testes.












3° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. O Clima.

. A Vegetação.

. Pecuária e Agricultura.

. Extrativismo:

- Animal,

- Vegetal,

- Mineral.

. Indústria.

. Identificar fatores que determinam o clima de uma região.

. Reconhecer os diversos tipos de vegetação e suas características.

. Conceituar Agricultura e Pecuária.

. Reconhecer a importância da agricultura e pecuária para o progresso das indústrias e para a economia do país.

. Identificar extrativismo animal, vegetal e mineral.

. Conceituar matéria-prima, produtos industrializados e indústrias.

- Textos informativos;

- Pesquisas;

- Cartazes;

- Caça-palavras;

- Observação do ambiente;

- Confecção de maquetes.

. Observação direta.

. Atividades escritas.

. Autocorreção.

. Testes.


4° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Comércio.

. Os Meios de Transportes.

. O Trânsito na zona urbana.

. Os Meios de Comunicação.

. Administração do Município.

. Conceituar comércio e reconhecer seu processo de desenvolvimento.

. Concluir sobre a importância dos meios de transportes.

. Reconhecer a importância da educação para o trânsito.

.Distinguir meios de comunicação feitos através da escrita, imagem e som.

. Identificar as autoridades do município e suas respectivas funções.

- Textos informativos;

- Pesquisas;

- Trabalhos manuais;

- Cartazes.

. Observação direta.

. Autocorreção.

. Atividades orais e escritas.

. Testes.




História


1° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Descobrimento do Brasil.

. Primeiros habitantes do Brasil.

. Inconfidência mineira.

. Datas comemorativas:

- Monteiro Lobato,

- Fundação de Brasília,

- Páscoa.

. Reconhecer os principais fatos relacionados ao descobrimento.

. Reconhecer que os índios foram os primeiros habitantes e que, deles, herdamos alguns costumes.

. Identificar Tiradentes como um símbolo de liberdade para o povo brasileiro.

. Identificar as datas cívicas e reconhecer a importância delas.

- Pesquisas;

- Debates;

- Conversa informal;

- Dramatização;

- Construção de linhas de tempo, relacionados com a história local, regional e nacional do Brasil de hoje e de antigamente.

. Observação direta.

. Conversa informal.

. Atividades orais e escritas.

2° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Capitanias hereditárias.

. O Governo Geral.

. Abolição da escravatura.

. Datas comemorativas:

- Trabalho,

- Mães,

- Escravos,

- Anchieta,

- Festas juninas.

. Identificar o sistema de Capitanias e os motivos de sua criação.

. Nomear os primeiros governadores gerais do Brasil.

. Reconhecer que já houve trabalho escravo no Brasil.

. Reconhecer e participar das datas comemorativas junto à escola, à família e à escola.

- Cartazes;

- Jogral;

- Pesquisas;

- Dramatização de diversas situações vivenciadas no dia-a-dia;

- Debates;

- Entrevistas.

. Observação direta.

. Conversa informal.

. Atividades orais e escritas.

3° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Datas Comemorativas:

- Folclore,

- Soldado,

- Independência do Brasil,

- Árvore.

. Conceituar folclore.

. Reconhecer a formação do nosso folclore.

. Reconhecer a independência do Brasil como a separação definitiva de Portugal.

. Participar com sentimento cívico dos eventos relativos às datas comemorativas na escola e na comunidade.

- Pesquisas;

- Textos informativos;

- Relatórios;

- Cartazes;

- Dramatização (eleição);

. Observação direta.

. Conversa informal.

. Atividades escritas.

. Testes.


4° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Desenvolvimento:

Avaliação:

. Proclamação da República.

. Símbolos Nacionais.

. Dia da Bandeira.

. Explicar as causas da Proclamação da República, indicando data.

. Estabelecer diferenças entre as formas de governo:

- Monarquia e República.

. Reconhecer os símbolos Nacionais e sua importância cívica.

- Textos informativos;

- Pesquisas;

- Cartazes;

- Cruzadinhas.

. Observação.

. Argüição.

. Atividades escritas.

. Testes.

Artes


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Recorte e colagem com revistas e jornais.

. Desenho livre.

.Pintura livre.

. Desenvolver a coordenação motora.

. Percepção de cores e formas.

. Desenvolver a iniciativa e a criatividade.

- Apresentação de jogos e criação teatral.

- Exposição de desenho livre.

- Através de agrupamento por criação desejada

. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.





2° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Recorte e colagem.

.Desenhos:

- Cego;

- Surpresa;

- Com textura;

- Teatro de vara.

. Desenvolver a coordenação visual e motora.

. Promover o processo de socialização.

.Desenvolver a linguagem oral.

. Dar condições para que a criança libere suas tensões e alcance o maior equilíbrio emocional.

- Pontilhismo;

- Tangram e mosaico;

- Montagem utilizando gravuras;

- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;

- Conversa informal;

- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.

. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.

3° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Modelagem.

. Recorte e colagem.

. Desenho livre.

. Pintura soprada.

. Pintura a dedo.

. Pintura em pontos.

. Jogral.

. Desenvolver a coordenação motora.

. Proporcionar à criança oportunidades para pensar, planejar, experimentar, descobrir caminhos, soluções, etc.

- Pontilhismo;

- Tangram e mosaico;

- Montagem utilizando gravuras;

- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;

- Conversa informal;

- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.

. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.


4° Bimestre


Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

. Desenhos a partir de figuras geométricas.

. Recorte e colagem.

. Pintura com peneira.

. Colagem maluca.

. Desenho mágico.

. Impressão com carimbos feitos de legumes.

. Dinâmicas de grupos.

. Promover o processo de socialização.

. Desenvolver a iniciativa e a criatividade.

. Aumentar o grau de percepção visual acerca de detalhes, posições, cores, semelhanças e diferenças.

- Pontilhismo;

- Tangram e mosaico;

- Montagem utilizando gravuras;

- Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc;

- Conversa informal;

- Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los.

. Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno.

Educação Física


1° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

- Queimada.

- Pique-bandeira.

- Alerta.

- Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, discriminar por características pessoas, físicas sexuais ou sociais.

- Organização de partidas;

- Conversas informais;

- Habilidades motoras;

- Coordenação das próprias ações com as dos outros;

- Pretende-se avaliar a aceitação dos alunos as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros;

- Espera-se que o aluno seja capaz de colaborar com os colegas e participe do jogo com entusiasmo.















2° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

- Jogos moderados;

- Jogos ativos;

- Dança

- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta.

- Conversa informal;

- Cabo de guerra;

- Quadrilha;

- Usar a sugestão dos alunos.

- Pretende-se avaliar se o aluno aceita as limitações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que se diz respeito à sua possibilidade de desempenho e a interação com os outros.

3° Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

- Desfile Cívico.

- Danças folclóricas.

- Olimpíadas.

- Alterações corporais.

- Valorizar algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais culturais;

- Conhecer os limites e às possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde.

- Organização do desfile cívico;

- Conversa informal;

- Caminhada;

- Apresentação folclórica;

- Exercícios corporais (realizar vários movimentos com o corpo);

- Competições entre os alunos de alguns esportes da olimpíada.

- Pretende avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar seu próprio avanço e se nota que esse avanço decorre da perseverança e criatividade.






Bimestre

Conteúdos:

Objetivos:

Atividades:

Avaliação:

- Jogos variados;

- Competição;

- Situação de esforço e repouso.

- Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as com recurso para usufruto do tempo disponível.

- Campeonato;

- Recreação livre;

- Usar alguns objetos como bola, peão, peteca, corda, etc.

- Pretende-se avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para a saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar o próprio avanço


FONTE: http://sugestoesescolaresdiversas.blogspot.com

2 comentários:

Josy. disse...

muito bom.me ajudou bastante!!! um gde abraço!!!

DIONE disse...

GOSTEI BASTANTE DO PLANEJAMENTO. ESTAVA A DIAS PROCURANDO E FINALMENTE ENCONTREI.
ABRAÇOS!