PLANEJAMENTO ANUAL Turma: 4º
Língua Portuguesa
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Desenvolvimento: | Avaliação: |
. Alfabeto. - ordem alfabética. . Encontro vocálico. - ditongo; - tritongo; - hiato. . Encontro consonantal. . Redação. . Número de sílabas. . Interpretação de Textos. . Sílaba tônica. . Dígrafo. . Sinônimos e antônimos. | . Ler e escrever o alfabeto minúsculo e maiúsculo. . Identificar encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo. . Ler e gravar palavras com as dificuldades estudadas. . Compor frases a partir de gravuras. . Ler com entonação e ritmo. . Descobrir a idéia principal do texto. . Responder a questões de compreensão do texto. . Emitir opiniões sobre a história. . Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais. . Classificar palavras quanto ao número de sílabas. | - Listagem dos nomes dos alunos da turma; - Pesquisas de textos de jornais e revistas; - Cartazes; - Dramatização de ações. | . Observação direta. . Auto-correção. . Atividades orais e escritas. . Testes. . Ortografia. . Leitura silenciosa e oral. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Desenvolvimento: | Avaliação: |
* Acentos: - agudo, - circunflexo. * Emprego de til. * Sinais de pontuação. * Tipos de frases: - afirmativa - negativa - interrogativa - exclamativa * Artigos: - definido - indefinido * Substantivos: - próprio e comum - simples e composto - primitivo e derivado - coletivo. | . Ler com entonação e ritmo. . Responder a questões de compreensão do texto. . Emitir opiniões sobre o texto. . Empregar corretamente o acento agudo e circunflexo. . Empregar adequadamente o til. . Empregar corretamente a pontuação estudada. . Identificar e empregar os artigos definidos e indefinidos corretamente. . Identificar, classificar e empregar os substantivos. . Ler e grafar palavras com as dificuldades estudadas. . Produzir textos. | - Conversa informal; - Debate; - Pesquisa; - Sugestões trazidas pelos alunos; - Análise minuciosa de texto para retirada de informações importantes; - Caça-palavras, - Salada de letras; - Dramatização; - Uso do dicionário. | . Observação direta. . Auto-correção. . Atividades orais e escritas. . Testes. . Leitura silenciosa, oral e interpretativa. . Ortografia. . Redação. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Substantivos: - Grau, - Gênero, - Número. . Sinais de pontuação. . Adjetivos. . Graus do adjetivo. . Numeral. | . Ler com entonação e ritmo. . Descobrir a idéia principal do texto. . Utilizar o vocabulário do texto em outras construções frasais. . Identificar e empregar o gênero do substantivo. . Reconhecer e grafar substantivos no singular e no plural. . Empregar corretamente os graus aumentativos e diminutivos. . Usar corretamente os sinais de pontuação. . Identificar adjetivos. . Empregar adjetivos nos graus comparativos e superlativos. . Identificar e empregar corretamente os numerais. . Ler e escrever palavras com as dificuldades estudadas. . Criar textos com apoio de ilustrações. | . Conversas . Discussão de notícias em jornais e revistas . Poesias . Coro falado . Textos informativos . Contos Cartazes . Caça-palavras . Pesquisas | . Observação direta e individual. . Atividades orais e escritas. .Testes. . Leitura, oral, silenciosa e interpretativa. . Ortografia. . Redação. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Numeral. . Leitura oral e interpretativa. . Pronome pessoal do caso: - reto, - oblíquo - e de tratamento. . Verbos e tempos verbais. . Verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugação. . Sujeito e predicado. . Ortografia. . Redação. | . Ler corretamente, obedecendo à pontuação. . Emitir opiniões sobre a história. . Descobrir a idéia principal do texto. . Identificar e empregar os pronomes pessoais dos casos retos, oblíquos e de tratamento. . Identificar os verbos nas frases. . Determinar o tempo da ação verbal. . Identificar os verbos de 1ª, 2ª e 3ª conjugação. . Identificar o sujeito e predicado da oração. . Treinar e distinguir formas gráficas e fonemas. . Redigir bilhetes, cartas, etc. . Criar histórias e narrá-las por escrito. | - Produção de textos a partir de gravuras; - Confecção de cartazes utilizando notícias; - Leitura de letras de músicas; - Produção de acróstico; - Leitura visual de gravuras; - Discussão de temas. | . Observação direta. . Autocorreção. . Atividades orais e escritas. . Testes. |
Matemática
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Conjuntos. . Sistema de numeração decimal. . Numeração romana. . Números ordinais. . Operações fundamentais: - Adição, - Subtração. . Medidas de comprimento. . Curvas. . Curvas simples. . Segmento de reta. | . Identificar conjuntos. . Representar conjuntos, usando material concreto, desenhos, diagramas e forma analítica. . Estabelecer relação de pertinência entre elemento e conjunto. . Identificar subconjunto de um conjunto. . Ler e representar números de até 6 algarismos. . Identificar ordens e classes de um numeral até 6 algarismos. . Ler e registrar numerais, usando letras do sistema romano de numeração. . Ler e registrar numerais decimais até 100. . Efetuar adição de duas ou mais parcelas sem e com reserva. . Efetuar subtração com agrupamento. . Verificar a exatidão da adição e da subtração através da operação inversa. . Reconhecer o metro e o centímetro. . Estabelecer semelhanças e diferenças entre curvas e classificá-las. . Identificar segmento de reta. | - Recorte de números de jornais e revistas; - Elaboração de lista com números de telefone; - Uso de calculadoras para que façam aparecer no visor números escritos no quadro ou oralmente; - Observação da numeração das casas da rua onde moram, onde começa e onde termina; - Pesquisa de preços de mercadorias; - Uso do calendário para o mês; - Leitura escrita das horas; - Reconhecimento dos dias da semana, bimestre, trimestre e semestre com auxílio do calendário. | . Observação. . Atividades orais e escritas. . Jogos e brincadeiras. . Autocorreção. . Testes. |
2° Bimestre
Conteúdos | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Operações fundamentais: - Multiplicação, - Divisão. . Sentença matemática e problemas. . Medidas de massa. . A reta. - Retas concorrentes e paralelas. | . Realizar multiplicação com multiplicador de um algarismo, sem e com reserva. . Realizar multiplicação por 10, 100 e 1000. . Efetuar divisões aproximadas. . Resolver sentenças envolvendo as quatro operações. Resolver problemas envolvendo “dobro”, “triplo”... de uma quantidade. . Resolver problemas que envolvam unidades de massa. .Identificar retas concorrentes e paralelas. | - Confecção de caracteres; - Utilização de jogos, bingos, boliches, etc; - Fichas numéricas; - Uso de encartes de supermercados; - Pesquisas de preços de passagens de meios de transportes; - Pesquisas de mercadorias. | . Observação direta. .Atividades escritas. . Jogos. . Testes. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Números racionais. . Leitura de uma fração. . Frações próprias e impróprias. . Comparação de frações. . Fração de uma quantidade. . Medida de capacidade. . Polígonos. | . Identificar as partes fracionárias. . Ler frações corretamente, identificando numerador e denominador. . Determinar frações equivalentes. . Adicionar e subtrair racionais representados por frações. . Calcular frações de uma quantidade. . Identificar a unidade fundamental e o instrumento usado para medir a capacidade. . Classificar os polígonos quanto ao numero de lados. | - Situações-problemas; - Cruzadinha; - Cartazes; - Loteria. | . Perguntas objetivas. . Atividades escritas. . Observação direta. . Testes. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Números decimais (décimos e centésimos). . Leitura e escrita de decimais. . Adição e subtração. . Multiplicação de decimais por um número natural. . Medida de tempo. . Perímetro de um polígono. . Quadrilátero. | . Reconhecer uma fração decimal. . Ler e registrar decimais de 1ª e 2ª ordem. . Efetuar adição e subtração de números decimais. . Resolver a multiplicação de um número natural por um número decimal. . Identificar ano, mês, dia, hora, minuto e segundo como unidade de medida de tempo. . Reconhecer o relógio e o calendário como instrumentos de medida de tempo. . Reconhecer como quadrilátero o polígono de quatro lados. . Calcular perímetros de um polígono. | - Uso de instrumentos de medidas; - Pesquisas de preços; - Maquetes; - Feirinhas; - Cartazes. | . Observação direta. . Atividades escritas. . Autocorreção. . Testes. |
Ciências Naturais
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. O universo. . Os astros. . Sistema solar. . A Terra: - Os movimentos da terra. . Os estados físicos da matéria: - Solo, água e ar. | . Conceituar sistema solar. . Identificar estrelas, planetas e satélites. . Reconhecer os movimentos da Terra. . Identificar os estados da matéria. . Perceber que a Terra é formada por terra, água e ar. | - Observação do meio ambiente; - Reaproveitamento de sucatas; - Pesquisas; - Exploração de diversos tipos de solos; - Experiências. | . Observação individual. . Atividades escritas e orais. . Autocorreção. .Testes. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Solo: - Formação do solo. - Tipos de solo. . Preparo do solo: - Erosão. - Água. . Estados físicos da água: - Mudanças do estado físico da água. - Qualidade da água. - Ciclo da água. . Ar: - Características do ar. . O vento: - Temperatura e umidade do ar. - Previsão do tempo. - Peso e pressão do ar. - Poluição do ar. | . Identificar diferentes tipos de solo e a sua formação. . Identificar formas de correção do solo. . Conceituar erosão. . Reconhecer a importância da água para os seres vivos. . Identificar os estados físicos da água e suas mudanças provocadas pela temperatura. . Reconhecer água potável e poluída. . Identificar o ciclo da água na natureza. . Identificar as características do ar. . Conceituar vento e reconhecer utilidades e prejuízos que ele pode causar ao homem. . Reconhecer a importância da previsão do tempo. . Identificar causas da poluição do ar e formas para evitar. | - Experiências; - Observação do meio ambiental; - Conversa informal; - Pesquisas; - Cartazes. | . Observação. . Atividades orais e escritas. . Autocorreção. . Testes. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Os Vegetais: - As partes do vegetal, - Fotossíntese, - Reprodução dos vegetais. . Os Animais: - Animais úteis aos homens, - Animais prejudiciais aos homens, - Reprodução dos animais. | . Reconhecer as partes do vegetal e a função de cada uma dessas partes. . Reconhecer que as plantas com clorofila produzem alimentos. . Reconhecer que as plantas se reproduzem a partir de sementes ou mudas. . Reconhecer que os animais são seres vivos. . Classificar os animais conforme sua alimentação. . Reconhecer a utilidade dos animais para a vida do homem. . Identificar animais que causam prejuízos ao homem. . Perceber as formas de reprodução dos animais. | - Leitura de textos informativos; - Pesquisas; - Quebra-cabeças; - Cruzadinhas; - Conversa informal; - Cartazes. | . Observação. . Conversa informal. . Atividades orais e escritas.
|
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Higiene e saúde: . Alimentação e Vitaminas, . Hábitos de higiene. . Saneamento básico. . Verminose. . Acidentes. . Primeiros -Socorros. | . Evidenciar a necessidade de se formar hábitos de higiene pessoal, material e social. . Identificar os grupos de alimentos indispensáveis à saúde. . Identificar as funções de algumas vitaminas. . Reconhecer a importância do saneamento básico para a vida das pessoas e da comunidade. . Identificar os principais vermes causadores da verminose e as principais formas de adquiri-las. . Evidenciar a formação de hábitos para a prevenção de acidentes. . Reconhecer a importância dos primeiros socorros. | - Pesquisas; - Leituras de textos; - Cruzadinhas; - Cartazes; - Dramatizações. | . Observação direta. . Atividades escritas. . Perguntas objetivas. . Testes. |
Geografia
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Nosso País. . A Comunidade. . O povo brasileiro. . Os limites do município. | . Reconhecer a importância da e integração do homem na comunidade. . Identificar e nomear os Estados e Territórios que compõem nosso País. . Reconhecer a influencia das três raças na formação do povo brasileiro. . Reconhecer que o município é formado pelas zonas: rural e urbana. . Conceituar limites. | - Observações; - Debates; - Pesquisas; - Cartazes. | . Observação direta. . Atividades orais e escritas. . Conversa informal. . Testes. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. A cidade: - Zona urbana. . O campo: - Zona rural. . Recursos naturais. . Paisagens naturais. | . Reconhecer as características da zona rural e urbana. . Constatar a importância de saber orientar-se pelo sol, pelo cruzeiro do sul e pela bússola. . Identificar os elementos representativos dos recursos naturais. . Reconhecer e nomear as principais formas de relevo. | - confecção de gráficos; - Pesquisa; - Debate; - Cartazes. | . Observação direta. . Argüição oral. . Autocorreção. . Atividades escritas. . Testes. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. O Clima. . A Vegetação. . Pecuária e Agricultura. . Extrativismo: - Animal, - Vegetal, - Mineral. . Indústria. | . Identificar fatores que determinam o clima de uma região. . Reconhecer os diversos tipos de vegetação e suas características. . Conceituar Agricultura e Pecuária. . Reconhecer a importância da agricultura e pecuária para o progresso das indústrias e para a economia do país. . Identificar extrativismo animal, vegetal e mineral. . Conceituar matéria-prima, produtos industrializados e indústrias. | - Textos informativos; - Pesquisas; - Cartazes; - Caça-palavras; - Observação do ambiente; - Confecção de maquetes. | . Observação direta. . Atividades escritas. . Autocorreção. . Testes. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Comércio. . Os Meios de Transportes. . O Trânsito na zona urbana. . Os Meios de Comunicação. . Administração do Município. | . Conceituar comércio e reconhecer seu processo de desenvolvimento. . Concluir sobre a importância dos meios de transportes. . Reconhecer a importância da educação para o trânsito. .Distinguir meios de comunicação feitos através da escrita, imagem e som. . Identificar as autoridades do município e suas respectivas funções. | - Textos informativos; - Pesquisas; - Trabalhos manuais; - Cartazes. | . Observação direta. . Autocorreção. . Atividades orais e escritas. . Testes. |
História
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Descobrimento do Brasil. . Primeiros habitantes do Brasil. . Inconfidência mineira. . Datas comemorativas: - Monteiro Lobato, - Fundação de Brasília, - Páscoa. | . Reconhecer os principais fatos relacionados ao descobrimento. . Reconhecer que os índios foram os primeiros habitantes e que, deles, herdamos alguns costumes. . Identificar Tiradentes como um símbolo de liberdade para o povo brasileiro. . Identificar as datas cívicas e reconhecer a importância delas. | - Pesquisas; - Debates; - Conversa informal; - Dramatização; - Construção de linhas de tempo, relacionados com a história local, regional e nacional do Brasil de hoje e de antigamente. | . Observação direta. . Conversa informal. . Atividades orais e escritas. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Capitanias hereditárias. . O Governo Geral. . Abolição da escravatura. . Datas comemorativas: - Trabalho, - Mães, - Escravos, - Anchieta, - Festas juninas. | . Identificar o sistema de Capitanias e os motivos de sua criação. . Nomear os primeiros governadores gerais do Brasil. . Reconhecer que já houve trabalho escravo no Brasil. . Reconhecer e participar das datas comemorativas junto à escola, à família e à escola. | - Cartazes; - Jogral; - Pesquisas; - Dramatização de diversas situações vivenciadas no dia-a-dia; - Debates; - Entrevistas. | . Observação direta. . Conversa informal. . Atividades orais e escritas. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Datas Comemorativas: - Folclore, - Soldado, - Independência do Brasil, - Árvore. | . Conceituar folclore. . Reconhecer a formação do nosso folclore. . Reconhecer a independência do Brasil como a separação definitiva de Portugal. . Participar com sentimento cívico dos eventos relativos às datas comemorativas na escola e na comunidade. | - Pesquisas; - Textos informativos; - Relatórios; - Cartazes; - Dramatização (eleição); | . Observação direta. . Conversa informal. . Atividades escritas. . Testes. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Desenvolvimento: | Avaliação: |
. Proclamação da República. . Símbolos Nacionais. . Dia da Bandeira. | . Explicar as causas da Proclamação da República, indicando data. . Estabelecer diferenças entre as formas de governo: - Monarquia e República. . Reconhecer os símbolos Nacionais e sua importância cívica. | - Textos informativos; - Pesquisas; - Cartazes; - Cruzadinhas. | . Observação. . Argüição. . Atividades escritas. . Testes. |
Artes
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Recorte e colagem com revistas e jornais. . Desenho livre. .Pintura livre. | . Desenvolver a coordenação motora. . Percepção de cores e formas. . Desenvolver a iniciativa e a criatividade. | - Apresentação de jogos e criação teatral. - Exposição de desenho livre. - Através de agrupamento por criação desejada | . Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Recorte e colagem. .Desenhos: - Cego; - Surpresa; - Com textura; - Teatro de vara. | . Desenvolver a coordenação visual e motora. . Promover o processo de socialização. .Desenvolver a linguagem oral. . Dar condições para que a criança libere suas tensões e alcance o maior equilíbrio emocional. | - Pontilhismo; - Tangram e mosaico; - Montagem utilizando gravuras; - Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc; - Conversa informal; - Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los. | . Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Modelagem. . Recorte e colagem. . Desenho livre. . Pintura soprada. . Pintura a dedo. . Pintura em pontos. . Jogral. | . Desenvolver a coordenação motora. . Proporcionar à criança oportunidades para pensar, planejar, experimentar, descobrir caminhos, soluções, etc. | - Pontilhismo; - Tangram e mosaico; - Montagem utilizando gravuras; - Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc; - Conversa informal; - Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los. | . Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
. Desenhos a partir de figuras geométricas. . Recorte e colagem. . Pintura com peneira. . Colagem maluca. . Desenho mágico. . Impressão com carimbos feitos de legumes. . Dinâmicas de grupos. | . Promover o processo de socialização. . Desenvolver a iniciativa e a criatividade. . Aumentar o grau de percepção visual acerca de detalhes, posições, cores, semelhanças e diferenças. | - Pontilhismo; - Tangram e mosaico; - Montagem utilizando gravuras; - Utilização de diversos materiais como: sucata, argila, lápis de cor, tecido, etc; - Conversa informal; - Confecção de Instrumentos musicais e demonstração de como manuseá-los. | . Será no decorrer do ano letivo, Através de observação quanto a participação, integração com o grupo, interesse e desempenho do aluno. |
Educação Física
1° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
- Queimada. - Pique-bandeira. - Alerta. | - Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando algumas de suas características físicas e de desempenho motor, bem como as de seus colegas, discriminar por características pessoas, físicas sexuais ou sociais. | - Organização de partidas; - Conversas informais; - Habilidades motoras; - Coordenação das próprias ações com as dos outros; | - Pretende-se avaliar a aceitação dos alunos as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros; - Espera-se que o aluno seja capaz de colaborar com os colegas e participe do jogo com entusiasmo. |
2° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
- Jogos moderados; - Jogos ativos; - Dança | - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta. | - Conversa informal; - Cabo de guerra; - Quadrilha; - Usar a sugestão dos alunos. | - Pretende-se avaliar se o aluno aceita as limitações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que se diz respeito à sua possibilidade de desempenho e a interação com os outros. |
3° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
- Desfile Cívico. - Danças folclóricas. - Olimpíadas. - Alterações corporais. | - Valorizar algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais culturais; - Conhecer os limites e às possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para manutenção de sua própria saúde. | - Organização do desfile cívico; - Conversa informal; - Caminhada; - Apresentação folclórica; - Exercícios corporais (realizar vários movimentos com o corpo); - Competições entre os alunos de alguns esportes da olimpíada. | - Pretende avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar seu próprio avanço e se nota que esse avanço decorre da perseverança e criatividade. |
4° Bimestre
Conteúdos: | Objetivos: | Atividades: | Avaliação: |
- Jogos variados; - Competição; - Situação de esforço e repouso. | - Organizar jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais, valorizando-as com recurso para usufruto do tempo disponível. | - Campeonato; - Recreação livre; - Usar alguns objetos como bola, peão, peteca, corda, etc. | - Pretende-se avaliar se o aluno reconhece que os benefícios para a saúde decorrem da realização de atividades corporais regulares, se tem critérios para avaliar o próprio avanço |
2 comentários:
muito bom.me ajudou bastante!!! um gde abraço!!!
GOSTEI BASTANTE DO PLANEJAMENTO. ESTAVA A DIAS PROCURANDO E FINALMENTE ENCONTREI.
ABRAÇOS!
Postar um comentário