sábado, 20 de setembro de 2008

Bom fim de semana

Projetinho

Mini-Projeto Olimpíadas

DURAÇÃO: 28 à 01/08/2008

· Objetivo geral: Ter “informações” e interesse sobre os vários tipos de esportes e suas competições nas olimpíadas procurando adequá-los ao cotidiano das crianças para que possam interagir entre si.

· Desenvolvimento: Trabalhar atividades desportivas adaptadas as faixas etárias

com variados tipos de jogos de bola, corrida, salto, etc.

· Estratégia: As atividades poderão ser realizadas em vários espaços da creche.


· Culminância: (Dia: 01/08) Pesquisa em grupo com painel sobre a CHINA (país que sediará os jogos e os atletas brasileiros que participarão deste evento.

SEGUNDA-FEIRA - Conversa informal sobre os Jogos olímpicos e início das competições na creche.

· Conversa informal sobre as olimpíadas, os esportes, atletas e países que participarão desta festa.

· Informações sobre as competições que os alunos irão participar.

· Conversa sobre o respeito aos colegas durante as competições.

· Hasteamento da Bandeira e ouvir o Hino nacional.


JOGOS-SALTOS

· Salto em altura -Amarrar um elástico nas duas pontas. A cada salto, o elástico é colocado em uma altura maior. Aqui a criança não poderá tocar o elástico.

· Salto em distância – Faça uma marcação no chão para o início do salto, e outra para o salto de chegada.

· Pular amarelinha e/ou corda.

· Choque elétrico (cobrinha).


TERÇA-FEIRA - CORRIDAS

· Corrida com bastões – Divida a turma em dois grupos. Marque uma linha para iniciar e outra para a chegada. Na linha de chegada, colocar um cesto para que os alunos possam correr até ele e colocar o bastão dentro. O primeiro grupo que colocar todos os bastões no cesto, ganha a partida.

· Corrida com obstáculos – Posicionar as crianças em dois grupos, amarrar um elástico nas duas pontas a uma altura para que as crianças possam pular sem muita dificuldade e bambolês para que possam pisar dentro deles. O grupo que terminar primeiro ganha.

· Correr na linha – Marcar no chão uma linha sinuosa, formar dois grupos e pedir que a percorram sem sair da marcação. Quem terminar primeiro vence.

· Corrida da centopéia – Forme duas equipes e as posicionem sentadas encaixando-as uma criança atrás das outra com as pernas abertas com uma bola para cada grupo. A bola deverá passar de uma criança para outra por cima da cabeça. Vence quem acabar primeiro.

QUARTA-FEIRA- JOGO COM BOLAS

· Bola ao cesto – Bolinhas e cestos de plástico. Forme dois grupos, cada criança com uma bola. Marque uma linha no chão, desta linha, dê um espaço de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando e coloque o cesto para jogar as bolas. Dê uma bola para cada criança, e estas deverão jogá-las a partir da linha marcada no chão dentro do cesto. Ganhará a partida quem acertar mais bolas dentro do cesto.

· Boliche – Várias garrafas PET decoradas pelas crianças e bolas. Formar uma fila e pedir que joguem as bolas uma de cada vez por três vezes cada criança para acertar as garrafas. Vence o jogo quem derrubar mais garrafas.

· Jogo de petecas – Jogo com duplas ou vários jogadores em roda. Se deixar cair no chão, o jogador deverá sair da roda ou da dupla.

· Golfe – Cestos plásticos ou caixas de papelão e bolas de plástico ou de jornal. Montar um circuito com vários pontos no espaço escolhido para o jogo, prender os cestos ou caixas e formar duplas ou grupos que tentarão colocar a bola dentro do cesto ou caixa. Cada jogador terá uma bola para o jogo. Quem terminar primeiro o circuito, vencerá.


QUINTA-FEIRA – JOGOS LIVRES

· Rabinho atrás – Todos os jogadores deverão ter um “rabinho de tecido ou jornal” preso à roupa atrás e todos tentarão pegar “roubar” o “rabinho” do colega e ao mesmo tempo, proteger o seu “rabinho”. Quem “roubar” mais “rabinho” ou o último que ficar com o “rabinho” ganhará a disputa.

SALA DE VÍDEO

· Vivo e morto.

· Estátua.

· Corrida maluca – Correr pulando em um pé só, com os dois pés, engatinhando, saltando como um sapinho, arrastando o bumbum.

· Montar e desmontar quebra-cabeças.

· Encaixe de blocos – Dar a mesma quantidade de blocos para cada criança que deverão encaixá-los em um tempo estipulado pelo professor (a).


SEXTA – FEIRA

· Confecção de de cartaz sobre as olimpíadas, brincadeira livre e culminância do PROJETO com premiação dos atletas com medalhas e coroas.


OBS: Poderão ocorrer mudanças nas atividades no decorrer da semana.

Olá!

Boa noite a todas e bom fim de semana.