domingo, 31 de maio de 2009

PROJETO - JUNHO (MEIO AMBIENTE)



PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS...
JUNHO⁄2009

TEMA: POR UM MUNDO MELHOR.

OBJETIVO GERAL: Observar a Natureza para aprender como ocorre o equilíbrio do ecossistema; considerar-se parte da Natureza como um sujeiro social; “entender” o conceito de sustentabilidade através da reciclagem e da não poluição, etc.

DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, confecção de seres vivos de material reciclável, receitas, mural coletivo, atividades com músicas, leitura de textos informativos, produções textuais, dobraduras, teatrinhos, etc.

CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste mês deverão ser entregues juntamente com as atividades de julho dentro da sacolinha confeccionadas pelos professores e serão expostas no último dia do PROJETO DE JULHO que deverá ser no dia 17⁄07 - Culminância do Projeto e entregues aos pais.

OBS: Datas importantes a serem trabalhadas no mês de JUNHO:

05⁄06 – Dia Nacional do Meio Ambiente (Trabalhar a preservação ambiental no Livro Didático)
10⁄06 – Dia da Raça Brasileira (Trabalhar a identidade – Livro didático)
11⁄06 – Corpus Christi - Feriado
12⁄06 – Dia do Correio Nacional (Carta Social – Carta ao Prefeito)
26⁄06 - Culminância do Projeto

RODA DE CONVERSA: ...a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso (p.20, BRASIL. PCN: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, 1997)

OBS: 18⁄07 – Festa na Roça (13 a 17⁄07 – Confecção de enfeites da festa e lembranças)

CURSO DE ORIGAMI II



NÓS DO CURSO DE ORIGAMI OFERECEMOS UM QUADRO FEITO DURANTE AS AULAS TODAS AS SEGUNDAS-FEIRA A SENHORA EDILANE CARVALHO COORDENADORA DA CASA DE EDUCAÇÃO POR TER TRANSFORMADO O QUE ANTES ERA SOMENTE UMA OFICINA EM CURSO.

O NOSSO AGRADECIMENTO POR PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO NOSSO MUNICÍPIO, SEJAM ELES, SERVIDORES PÚBLICOS OU NÃO.

A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NESTE MUNICÍPIO CONSTITUI UM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS ESTABELECIDOS POR ESTA CASA. DENTRE AS INÚMERAS AÇÕES DESENCADEADAS PARA QUE ESTA VALORIZAÇÃO SE EFETIVE, SÃO OFERTADOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ENTRE ELES, O CURSO DE ORIGAMI COM A DINAMIZADORA MÁRCIA MAGALHÃES.