terça-feira, 25 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio é um evento que é realizado sempre na última quarta-feira de maio com a proposta de que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Este dia é representado com atividades físicas para a melhoria e bem-estar do ser humano e mostrar e divulgar os benefícios que a atividade física regular promove para as pessoas, independente de idade, religião e etnia. O bem-estar físico é o principal objetivo. As competições estimulam a participação da população. E quem ganha é a população ampliando e desenvolvendo uma boa qualidade de vida, colocando em seu dia-a-dia exercícios físicos para melhoria da saúde.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades o maior quantitativo de pessoas, em relação ao total de habitantes, a minha cidade estará participando desta vez, isto é, Município de Rio das Ostras-RJ X Cruz das Almas – Bahia.

É interessante saber que as cidades inscritas são agrupadas em sete categorias, seguindo critério do número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, esses dados são fornecidas pelo IBGE, Censo de 2000. Já para as cidades internacionais, são fornecidas através de órgãos municipais responsáveis pelo evento.

São estas as categorias:

Categoria 1: até 9.999 habitantes
Categoria 2: de 10.000 à 19.999 habitantes
Categoria 3: de 20.000 à 49.999 habitantes
Categoria 4: de 50.000 à 99.999 habitantes
Categoria 5: de 100.000 à 249.999 habitantes
Categoria 6: de 250.000 à 999.999 habitantes
Categoria 7: Acima de 1.000.000 habitantes

O sorteio eletrônico estabelece os desafios entre duas ou três comunidades de mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes para praticar atividade física. Tudo isso em relação ao seu percentual de habitantes oficial. Este ano, o desafio será realizado no dia 28 de maio, próxima quarta-feira, até às 21h.

Esta é uma disputa amigável, que estimula a participação de todos. Neste desafio, os vencedores somos nós cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano, entendendo que esta atividade só trará benefícios para a nossa saúde. Qualquer pessoa pode fazer a atividade, desde que tenha ido ao médico e este tenha autorizado.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trin & Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos.

No continente americano, a responsabilidade pela coordenação do dia do desafio foi assumida pelo SESC em 1995. Para mais informações acesso o site: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/

Como participar:

Cada pessoa ou grupo pode participar se dirigindo a algum ponto aonde esteja havendo evento ministrado pela prefeitura ou secretaria de esportes da cidade, onde poderá efetuar o cadastro e participar do dia do desafio. 

As cidades que participam do evento recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Já as instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação. 

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492, de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini. O apoio é da Assembleia Legislativa e do governo do Estado.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492, de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini. O apoio é da Assembleia Legislativa e do governo do Estado.

Todos os anos são divulgados os resultados através do site do SESC: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/ 

FONTES: http://www.blogdacomunicacao.com.br http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/
http://www.gazetadosul.com.br/

Estudo a distância exige comprometimento do aluno

ENCONTREI O DEPOIMENTO DE UMA ALUNA DE EAD NA INTERNET E RESOLVI REPASSÁ-LO. ACHEI INTERESSANTE, POIS SOU TUTORA DE PEDAGOGIA (EAD) E PERCEBO AS DIFICULDADES DAS ALUNAS, QUANTO A QUESTÃO DA ADEQUAÇÃO DA FORMA DE ESTUDOS, QUANTO A MOTIVAÇÃO, INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E ATÉ MESMO TUTORES E ENTRE OUTROS PEQUENOS, PORÉM CONTÍNUOS PROBLEMAS.

MUITOS ESTUDANTES OPTAM POR ESTE SISTEMA DE ENSINO COM A FALSA CRENÇA DE QUE TERÃO MAIS FACILIDADE DO QUE NOS CURSOS PRESENCIAIS.  “BOA PARTE DOS MITOS SOBRE A EAD SÃO PROVENIENTES DESTES ALUNOS QUE FAZEM INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS”, PONDERA JADER CRISTIANO ALBUQUERQUE, COORDENADOR ADJUNTO DO EAD DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). DEVE-SE DESTACAR TAMBÉM QUE O ALUNO EAD PRECISA TER UM PERFIL MUITO ESPECÍFICO LIGADO A UM COMPORTAMENTO DISCIPLINADO E AUTÔNOMO, QUE EXIGE BASTANTE MATURIDADE NA ESCOLHA E NO PROSSEGUIMENTO DOS SEUS ESTUDOS.

PERFIL DO ESTUDANTE

O ESTUDANTE DE EAD TEM ALGUNS DIFERENCIAIS. AO CONTRÁRIO DO CURSO PRESENCIAL, É ELE QUEM VAI CONDUZIR O PRÓPRIO ESTUDO, E NÃO O PROFESSOR. O ESTUDANTE PRECISA SE ORGANIZAR E DIVIDIR BEM O TEMPO. “A AUTONOMIA QUE A MODALIDADE POSSIBILITA IMPLICA EM UMA MATURIDADE DO ALUNO PARA QUE ELE DÊ CONTA DE ENTREGAR OS TRABALHOS, ESTUDAR E REALIZAR AS PROVAS. INDEPENDENTEMENTE DA METODOLOGIA.

O ENSINO A DISTÂNCIA EXIGE MUITA DISCIPLINA DO ALUNO”, AVISA CARLOS LONGO, DIRETOR DE EAD DO IBMEC ONLINE DAS FACULDADES IBMEC.

MUITAS PESSOAS VÊEM O ESTUDO COMO ALGO COMPLICADO, DIFÍCIL, E ATÉ CHATO, E ISSO FAZ COM QUE PASSAMOS A TER DIFICULDADES NA HORA DE ESTUDAR, COMO POR EXEMPLO, A FALTA DE CONCENTRAÇÃO, MAS MUITOS FATORES PODEM AJUDAR NA HORA DO ESTUDO, COMO O HORÁRIO, O AMBIENTE, E ATÉ MESMO UMA BOA ALIMENTAÇÃO ANTES DO ESTUDO PODE AJUDAR PARA QUE ELE SE TORNE MAIS AGRADÁVEL.

ABAIXO TEMOS ALGUMAS SUGESTÕES:

* PRIMEIRAMENTE DEFINA UM HORÁRIO DO SEU DIA PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS, NÃO EXISTE UM HORÁRIO MELHOR OU PIOR, ISSO VAI VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA, E QUEM VAI DESCOBRIR QUAL O MELHOR HORÁRIO É VOCÊ MESMO. O IDEAL É FAZER ISSO TODOS OS DIAS, NÃO DEIXAR TUDO PARA ESTUDAR UM DIA ANTES DA PROVA, POIS ASSIM NÃO IRÁ APRENDER NADA. O TEMPO IDEAL PARA CADA DIA TAMBÉM DEPENDERÁ DE VOCÊ, TUDO VAI DEPENDER DA SUA DEDICAÇÃO, UMA DICA É EM UMA HORA DE ESTUDO, FAZER UM INTERVALO DE DEZ MINUTOS. 

* NO AMBIENTE DE ESTUDO É ESSENCIAL QUE SEJA UM LOCAL CALMO, CLARO E BEM VENTILADO, E DE PREFERÊNCIA QUE SEJA DO SEU AGRADO. NÃO DEVE HAVER NENHUM ELEMENTO QUE POSSA DESVIAR A SUA ATENÇÃO, COMO RÁDIO, TELEVISÃO, TELEFONE, COMPUTADOR. JAMAIS ESTUDE DEITADO, NA HORA DE ESTUDAR É IMPORTANTE QUE ESTEJA SENTADO, E COM A POSTURA CORRETA, PARA NÃO PERDER A CONCENTRAÇÃO. 

* OS MATERIAIS QUE SERÃO UTILIZADOS DEVEM ESTAR ORGANIZADOS PRÓXIMOS DE VOCÊ. FAÇA TAMBÉM UM PLANEJAMENTO DE TUDO QUE TEM QUE ESTUDAR PARA NÃO ESQUECER DE NADA. 

* É IMPORTANTE QUE NA HORA DE ESTUDAR VOCÊ ESTEJA BEM ALIMENTADO, A FOME PREJUDICA OS ESTUDOS, O RACIOCÍNIO, E O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO, MAS NÃO FIQUE COMENDO AO MESMO TEMPO EM QUE ESTIVER ESTUDANDO, FAÇA AS REFEIÇÕES ANTES E DEPOIS DOS ESTUDOS. QUANDO FIZER REFEIÇÕES MUITO PESADAS, DÊ UM TEMPO DE UMA HORA PARA A COMIDA FAZER A DIGESTÃO. 

* TENTE SE CONCENTRAR O MÁXIMO POSSÍVEL, PROCURE SE INTERESSAR MAIS PELO O QUE VOCÊ ESTUDA. MAS A CONCENTRAÇÃO TEM UM LIMITE, E QUANDO O LIMITE DELA É ULTRAPASSADO, A PESSOA PERDE TOTALMENTE A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS, E NESTE CASO É MELHOR PARAR, RELAXAR, PARA DEPOIS RETOMAR, SE FOR O CASO. 

* DEIXE O SEU SONO EM DIA, DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR DIA. 

* PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS, E MANTENHA A BOA ALIMENTAÇÃO, POIS UM CORPO SAUDÁVEL REFLETE EM UMA MENTE SAUDÁVEL.

ESTE É O DEPOIMENTO:

Professora Elizabeth faz especialização a distância

Autor: Arquivo pessoal

Fazer um curso de especialização foi sempre um sonho para a professora Elizabeth Vieira Borges, de Rio Verde, Goiás. O desejo, muitas vezes adiado por razões financeiras, começou a ser realizado em outubro de 2009, quando Elizabeth ingressou no curso de especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, modalidade a distância, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Agora, graças a Deus, estou tendo a chance de realizar esse sonho. Através dele quero fazer a diferença na educação e, consequentemente, obter valorização profissional e satisfação pessoal”, diz a professora, que tem formação em Normal Superior. Com 22 anos de magistério, Elizabeth trabalha há 13 na Escola Municipal de Educação Fundamental Rosalina Borges, onde atua como coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Ela diz que está gostando muito do curso, que tem duração de um ano e meio, embora não esteja sendo fácil como imaginava: “essa modalidade exige muito comprometimento por parte do aluno, ou seja, um grande compromisso com a própria aprendizagem”, salienta. Segundo Elizabeth, a educação a distância requer que o estudante organize seu tempo, se dedique aos estudos e pesquisas e seja participativo nas discussões em fóruns e demais atividades on-line e presenciais, pois é avaliado, rigorosamente, a todo instante.

“Os estudos e discussões em fóruns têm contribuído ricamente no aperfeiçoamento da minha prática pedagógica, pois aprender é um exercício constante para quem deseja ampliar seus conhecimentos”, acredita a professora. Em sua opinião, o ensino a distância oferece várias oportunidades de conhecimento, crescimento e troca de informações, onde a verdadeira educação se dá em um ambiente de interação, crítica, e trabalho em conjunto, o que garante uma reflexão e construção baseada em pesquisas, orientações, ações conjuntas e colaborativas.

Colega de Elizabeth na Escola Rosalina Borges, Rita de Cássia Oliveira também participa de um curso a distância. Formada em pedagogia, ela agora faz uma segunda graduação, em história, graças à oportunidade aberta pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, ação conjunta desenvolvida entre o MEC, instituições públicas de educação superior e secretarias de educação de estados e municípios. Os professores interessados em participar de cursos se inscrevem em um sistema desenvolvido especialmente para esse fim: a Plataforma Freire.

Com esse curso, iniciado em fevereiro último, Rita espera conquistar novas oportunidades na área profissional. Segundo ela, a experiência está sendo formidável, embora perceba, a cada dia, que exige muita dedicação. “Não é fácil estudar praticamente só, mas a vantagem é que o horário é flexível, pois sou eu quem o determino”, enfatiza a professora do ensino fundamental, que também dá aulas na Escola Filadelfo Jorge da Silva Filho.

(Fátima Schenini)


//http://portaldoprofessor.mec.gov.br
www.portaleducacao.com.br/
http://portal.mec.gov.br
http://portalexame.abril.com.br