terça-feira, 18 de maio de 2010

PROJETO: COPA DO MUNDO 2010


ESTE É O PROJETO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE USAREI COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

PROJETO: COPA DO MUNDO

JUSTIFICATIVA

ESTE PROJETO SE PROPÕE GERADO PELO INTERESSE DESPERTADO NO POVO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2010 QUE SE REALIZARÁ NA ÁFRICA DO SUL E QUE ACONTECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS ONDE SELEÇÕES DE FUTEBOL DE DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO SE REÚNEM PARA ESTA DISPUTA.

ASSIM, AS SELEÇÕES DE FUTEBOL DE TODO O MUNDO, INCLUSIVE A DO BRASIL INTERAGEM POSSIBILITANDO CONHECER E EXPLORAR A DIVERSIDADE CULTURAL, SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, SEMPRE LEVANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER O INTERESSE, A CURIOSIDADE E HABILIDADES NECESSÁRIAS BUSCANDO SEMPRE RESPEITAR A IDADE E A FASE DE DESENVOLVIMENTO DE CADA UMA DELAS.

OBJETIVOS

ESTIMULAR O HÁBITO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E LINGUAGEM VERBAL E ORAL;
DESENVOLVER O GOSTO PELAS ATIVIDADES ESPORTIVAS;
DESENVOLVER O ESPÍRITO DE EQUIPE, COOPERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO;
ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO DE IDÉIAS, E SENTIMENTOS;
PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL;
CONHECER A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAÍSES ENVOLVIDOS;
ESTIMULAR O SENTIMENTO CÍVICO ATRAVÉS DO CONTATO COM OS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁTRIA COMO A BANDEIRA E O HINO NACIONAL;
ESTIMULAR A COORDENAÇÃO E HABILIDADE MOTORA: EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO DE ESPAÇO, ETC;
ESTIMULAR E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E RESOLVER CONFLITOS, GANHAR E PERDER;
ESTIMULAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL;


DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADES RELACIONADAS COM:
INTERAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: CONVERSAS INFORMATIVAS SOBRE A TEMÁTICA;
PORTUGUÊS/LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: USO E LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS COM NOTÍCIAS SOBRE O TEMA;
PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: CONFECÇÃO DE ÁLBUM ESPORTIVO COM CONSIDERAÇÕES DAS CRIANÇAS;
PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE TEXTOS ALUSIVOS AO TEMA;
JOGOS: MINI CAMPEONATO CONTEMPLANDO AS PRINCIPAIS SELEÇÕES (Preferencialmente as que as crianças conhecerem)
PESQUISA E IDENTIDADE: COMO SÃO AS PESSOAS, SUA CULTURA E AS CIDADES DO PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA DO MUNDO;
PESQUISA E IDENTIDADE: QUAL O TIME QUE VOCÊ E SEUS FAMILIARES MAIS GOSTAM? QUAL A SELEÇÃO QUE GANHARÁ A COMPETIÇÃO?
PORTUGUÊS E MOTRICIDADE: HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA: IDENTIFICAR, RECORTAR, COLAR E ESCREVER OS NOMES DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES E JOGADORES;
ARTES E PORTUGUÊS: CONFECCIONAR UMA MASCOTE E GRITO DE GUERRA ESCRITO PARA O MOMENTO DOS JOGOS;
GEOGRAFIA: VERIFICAR EM UM MAPA PARA ONDE É O PAÍS QUE SEDIARÁ A COPA E AS CIDADES ONDE SERÃO OS JOGOS;
MATEMÁTICA E JOGOS: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONTEMPLEM NÚMERO DE JOGADORES, PAÍSES PARTICIPANTES, FORMA DE CONTAGEM DA PONTUAÇÃO, ETC;
ARTE: CONFECÇÃO DE ADEREÇOS DE MÃO PARA OS JOGOS;
DISCIPLINA: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO MOMENTO DE COMEÇO DE CADA JOGO (Momento de audição do Hino Nacional), COMPORTAMENTO;
ARTES: ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS CORES DA SELEÇÃO;
PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA: PELEGRINO E PETRÔNIO E DESENHOS DO CONTORNO DOS PÉS DE VERDE E AMARELO DAS CRIANÇAS COM SEUS RESPECTIVOS NOMES E NÚMEROS DE CALÇADOS;
ARTES: ATIVIDADE ARTÍSTICA COM A TÉCNICA DO ASSOPRO ONDE CADA CRIANÇAUTILIZA UM CANUDO PARA ASSOPRAR TINTA GUACHE VERDE E AMARELA EM UMA FOLHA DE PAPEL;
PORTUGUÊS E ARTES: IMPRESSÃO DAS MÃOS COM AS CORES DA SELEÇÃO E OS NOMES DAS CRIANÇAS;
ARTES: PINTURA DO ROSTO COM AS CORES VERDE E AMARELO NOS DIAS DE JOGOS;
JOGOS: BRINCADEIRAS DIRIGIDAS COM JOGOS E BRINQUEDOS DIVERSOS;
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS: PESQUISA DOS VARIADOS PRATOS DOS PAÍSES QUE ESTARÃO NA COPA;
CONFECÇÃO DE ORNAMENTOS PARA ENFEITAR A ESCOLA E AS SALAS DE AULAS;
ETC;

CULMINÂNCIA: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO DA SELEÇÕES E EXPOSIÇÃO DOS TRABALHINHO FEITOS DURANTE A COPA.

OFICINA: CURSO BERÇARISTA CETEP/MACAÉ


FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO/ENCERRAMENTO DO CURSO



AGRADECIMENTO DAS PROFESSORAS DO CURSO


AQUI AS MENINAS DA OFICINA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



ESTA FOI A OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

GENTE! FINALMENTE ESTOU POSTANDO ALGUMAS DAS FOTOS (INFELIZMENTE AS ALUNAS QUE DISSERAM QUE IAM MANDAR SUAS FOTOS, NÃO FIZERAM, POR ISSO, ALGUMAS OFICINAS NÃO TIVE COMO MOSTRAR O QUANTO FOI PRAZEROSO O CURSO) E AS MÚSICAS QUE PROMETI AS MENINAS QUE FIZERAM O CURSO DE AUXILIAR DE CRECHE E BERÇARISTA NO CETEP/MACAÉ EM ABRIL DE 2010.

O CURSO FOI UM SUCESSO E ESTAMOS (PROFESSORES E COM CERTEZA COORDENADORES DO CURSO) NA ESPERA DA REABERTURA PARA VOLTARMOS AO TRABALHO COM TODO GÁS.

DEMOROU MAS ESTÃO AÍ ALGUMAS DAS FOTOS. SE QUISEREM MAIS ALGUMA COISA MENINAS É SÓ PEDIREM QUE SE DER EU POSTAREI, OK!

MUITAS FELICIDADES EM SEUS CAMINHOS POR ESTA VIDA LOUCA, LEMBRAREI DE VOCÊS SEMPRE COM MUITO CARINHO, SEI QUE OUTRAS ALUNAS VIRÃO, MAS VOCÊS SÃO ESPECIALÍSSIMAS! UM GRANDE ABRAÇO A TODAS.

A PEDIDO DAS ALUNAS, ESTAS SÃO ALGUMAS DAS MUSIQUINHAS QUE ENSINEI NO CURSO PARA O USO NAS RODINHAS E EM OUTROS MOMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

MÚSICA: ZÉ BOCHECHA

OLHEI PRA LÁ, OLHEI PRA CÁ.
QUANDO VI O ZÉ BOCHECHA COMECEI A BOCHECHAR.
BOCHEXA! BOCHECHA! BOCHECHA! (Enche a bochecha de ar e depois aperta a bochecha com a ponta do dedo para solta o ar fazendo barulho)
BATE PALMAS PRA ACABAR, ACABOU!

OLHEI PRA LÁ, OLHEI PRA CÁ.
QUANDO VI O MARCOS COMECEI A BOCHECHAR.
BOCHECHA! BOCHECHA! BOCHECHA! (Enche a bochecha de ar e depois aperta a bochecha com a ponta do dedo para solta o ar fazendo barulho)
BATE PALMAS PRA ACABAR, ACABOU!

OBS: Usar esta música na rodinha com todos os nomes da turma, desde os bebês até os maiores. Eles amam!

MÚSICA: JACARÉ TÁ NA LAGOA

JACARÉ TÁ NA LAGOA COM PREGUIÇA DE ACORDAR. (Todas as crianças deitam no tapete de EVA ou outro e fingem que estão dormindo)
DEIXA ESTAR SEU JACARÉ. (Aqui também pode-se coloca-se os nomes das crianças)
QUE A LAGOA HÁ DE SECAR.

PLIM, PLIM, PLIM, TRÁ-LÁ,LÁ.
PEGOU FOGO NO COLCHÃO!

PLIM, PLIM, PLIM, TRÁ-LÁ,LÁ.
PEGOU FOGO NO COLCHÃO!
ACORDA, JACARÉ! (Todos levantam e cumpre a ordem que o educador pedir, pode ser: dançar em um pé só, imitar macaquinho, rolar no chão, andar de câmera lenta, etc)

OBS: Usa-se esta música para volta à calma, deitado no colchão, tapete ou até mesmo sentado na cadeira da sala de alula)

MÚSICA: VEM CÁ SOL, SOL.

VEM CÁ SOL, SOL.
VEM CÁ SOL, SOL.
VOCÊ É MEU AMOR.
VEM ME DAR, VEM ME DAR.
UM POUQUINHO DE CALOR!