segunda-feira, 28 de março de 2011

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO



Uma educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino e para que isso se torne realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuindo para um processo administrativo de qualidade conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”.

Encontrei este texto no blog da 8ª CREe achei muito bom.

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO


O Coordenador Pedagógico possui várias funções que podem ser classificadas como:
- PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
- CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades.
- CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.

Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta EU, levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para tanto me submeto à aprovação da execução dos seguistes objetivos e metas abaixo:

■ Procurar ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberta aos conhecimentos;
■ Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo;
■ Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
■Participar da elaboração do PLANO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO da escola, responsabilizar-se pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
■ Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
■ Participar efetivamente das reuniões oferecidas pela oficina pedagógica e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
■ Organizar antecipadamente as reuniões de HTPC, que constituirá em prática eficiente; será um momento onde haverá grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar. Os HTPC’s contemplarão também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
■ Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;
■- Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores dos mesmos anos;
■ Proporcionar práticas inovadoras aos professores; (pesquisando, estudando, fazendo cursos, oferecendo atividades);
■ visualizar novas perspectivas do professor, movimentar seu cotidiano dando-lhe as ajuda necessária;
■ investir na progressão continuada na própria escola;
■ Estabelecer vínculo e parceria com os alunos visando melhoras: tanto na sala de aula quanto fora dela;
■ Manter contato constante com as classes e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
■Acompanhar a recuperação paralela procurando fazer com que o professor da classe e o professor da recuperação sempre estejam em conexão quanto ao desenvolvimento do aluno;
■Proporcionar uma maneira de trabalho planejado distribuído entre os bimestres desde do primeiro ano (alfabetização) até o quarto ano tanto em língua portuguesa quanto em matemática visando simplificar e ajudar no plano de trabalho do professor);
■ Incentivar e prover condições para a elaboração de projetos de alfabetização, leitura, saúde e higiene, informática e outros mais que se fizerem necessários;
■ cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
■ Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
■Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
■Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
■Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres ou semestres, isto sempre consultando os professores dos respectivos anos;
■Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
■ procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;
■Procurar poder dar atendimento individual conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar do aluno. Acredito que o papel do coordenador não seja “fiscalizar” nem “vigiar” o trabalho do professor, mas sim, auxiliar e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
■ trabalhar em conjunto, com o já coordenador, ajudando-o nos seus projetos já iniciados, procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso de nossa escola.
ENFIM os objetivos e metas vem a ser muito mais do que tudo o que foi explicitado aqui, portanto procurarei cumprir com o meu dever da melhor maneira possível

11 comentários:

Leninha disse...

Adorei esta postagem,sou coordenadora e o trabalho e desafiador.Já pegou selinho de 5 mil acessos em meu blog,passa lá.Abraço.
http://arteslene.blogspot.com

CECI ALCÂNTARA disse...

Olá Leninha! Com certeza coordenar não é fácil, mas também, muito estimulante. Identificar "problemas" trabalhar junto com os professores, alunos e comunidade, já fiz este trabalho e sei como é. As responsabilidades são muitas, mas o retorno também com certeza é mais um aprendizado. Um grande abraço e sucesso.

solange disse...

Olá! Gostei muito do seu Blog. Ao ler seu Blog foi muito bom saber que eu fiz a mesma graduação que vc.Passei no concurso de Angra e atuo como Orientadora Educacional. Farei visitas constantes neste espaço.
Um abraço!

Casa Oficio disse...

Oi amiga
Uma Páscoa feliz, cheia de carinho e alegrias prá você e sua família!
Beijoss

CECI ALCÂNTARA disse...

Gente Obrigada por passar por aqui e deixar seu recadinho, ok? É sempre bom saber que tenho colegas carinhosas como vcs. Um grande abraço.

ROSÂNIA disse...

AMEI CONHECER SEU TRABALHO ,SOU SUA SEGUIDORA E AGORA VIM TE CONVIDAR PARA UMA VISITINHA NO BLOGUINHO QUE ACABEI DE MONTAR,VOU FICAR HONRADA COM SUA PRESENÇA .MUITO SUCESSO PRA VOCÊ, FIQUE COM DEUS , BJO , RÔ(ARTESARÔ)ARTESAROEVA.BLOGSPOT.COM

Tati disse...

MARAVILHOSAAAAAAA....AMEI..ME AJUDOU MUITO E NO MOMENTO EXATO. A PROPOSTA ESTÁ SIMPLES, OBJETIVA E BEM ELABORADA....PARABÉNS!!! TATIANA - SP

Anônimo disse...

bom dia!! Esse trabalho estar muito bom , e vai contribuir muito com minha proposta de trabalho como coordenadora de Educação infantil em 2013

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do seu trabalho.Pretendo abrir uma escolinha de educação infantil no ano de 2014. Fiz pedagogia e agora curso pós gradação em psico.Fico grata.

Glacilene Silva disse...

Amei o conteúdo que aborda (coordenação). Estou assumindo o cargo este mês 8/2013. Será desafiador,mas com certeza enriquecedor e gratificante. Voltarei a visitar seu blog . Sucesso.

Anônimo disse...

Tudo que eu precisava ouvir/ler neste momento de indecisão.Sou profª aposentada na ativa,e acabei de passar num concurso e estou insegura quanto assumir ou não.Sua colocação clareou bastante minhas idéias.Muito obrigada.Deus te abençoe.Um abraço.