sábado, 12 de fevereiro de 2011

PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL


LÍNGUA PORTUGUESA (
4° Ano )

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;

· Apreciar textos literários;

· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;

· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;

· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;

· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;

· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;

· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS

HABILIDADES

Linguagem oral

Leitura de imagens,

Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

Roda de conversa,

Declamar poesias,

Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

Relatar experiências vividas,

Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

Falar trava-línguas,

Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

Leitura compartilhada diária,

Roda de leitores,

Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

Identificar e descrever personagens,

Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

Consulta ao dicionário.

Prática Escrita e produção de texto

Empregar letra maiúscula corretamente,

Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

Utilização correta da pontuação,

Grafia correta das palavras,

Segmentação correta de frases e textos,

Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

Produzir texto e revisá-lo.

Conteúdos

1º BIMESTRE

Produção de texto: conto

Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

Leitura, produção e interpretação

Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

Ortografia:palavras com som de x

Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

Gramática

Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;

· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

EIXOS

HABILIDADES

Operações com números

Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

Campo aditivo e multiplicativo,

Compor e decompor números,

Reconhecer ordens e classes,

Citar o antecessor e sucessor dos números,

Sistema monetário,

Expressões numéricas,

Cálculo mental,

Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

Compor de decompor figuras geométricas planas,

Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

Associar sólidos ao seu molde.

Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

Números

Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

Espaços e formas: paralelepípedo

Tratamento de informação: Noções de gráficos

3º BIMESTRE

Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

Grandezas e medidas: perímetros

Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

Relação entre os seres vivos e o ambiente,

Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

Doenças de veiculação hídrica

Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

HISTÓRIA

OBJETIVOS

·Sua identidade e origem na história;

Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

Conhecer a os fatos históricos do estado

Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

Registrar informações pessoais;

Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

Origem do Estado.

Populações locais (indígenas)

Organização do espaço,

Os indígenas no RN,

Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

Movimentos que aconteceram no RN,

Imposições culturais e religiosas no RN,

Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

Ocupação do espaço do RN,

Confederação dos Índios Cariris,

Revoltas pela Independência

Abolição dos escravos Brasil e RN,

Governos do estado do RN,

Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

Os povos indígenas do Brasil

Descobrimento

Os povos africanos

Origem do RN: população e colonização

Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

Movimentos que aconteceram no RN,

Imposições culturais e religiosas no RN,

Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

Movimentos que aconteceram no RN,

Imposições culturais e religiosas no RN,

Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

Abolição dos escravos Brasil e RN,

Governos do estado do RN,

Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA

OBJETIVOS

Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

Identificar os limites e governo do Estado;

Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

Natureza, economia do RN

Cartografia

Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.


1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)

- Conhecendo o nosso planeta

- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra

- Mapas

- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra

- Paralelos e meridianos

- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte

- O RN e a região nordeste

- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN

- As nações indígenas

- Ocupação e colonização do espaço do RN.

4º BIMESTRE

O RN: natureza e economia

ARTES

OBJETIVO

· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.

· Música

· Dança

· Teatro

· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.

· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO

· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.

CONTEÚDOS

· Ginástica

· Danças

· Jogos

· Brinquedos cantados e cantigas de roda

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

- Iniciação aos jogos esportivos;

- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola

16 comentários:

Canal Pedagógico disse...

Olá Cecília! Parabéns pelo seu Blog!
Tem um selinho pra vc lá no meu blog.
abraços!

CECI ALCÂNTARA disse...

Obrigada Cláudia pelo carinho, já peguei "meu" selo e vou colocar seu link no blog também.

CECI ALCÂNTARA disse...

Olá, Derland! Já visitei seu blog e amei. Abrçs.

Cássia R. C. disse...

Olá! Adorei o blog. Em 2012 voltarei a lecionar para as séries iniciais do EF após sete anos trabalhando apenas com as séries finais do EF e Ensino Médio. Vou assumir uma turma do 4º ano, comecei o ano pesquisando. Vai me ajudar muito. Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

Opa, que legal parabéns pelo seu blog.Muitissímo obrigado. Me ajudou bastante, fiz algumas alterações nos conteúdos por conta de já prever a falta de livro didáticos.Mas me viro muito bem com isso e já me deu uma boa adiantada.

veralucia disse...

Olá Ceci, visitei seu blog e achei ótimo. Sou professora e já estou pesquisando novos perfis para o ensino de 1º ao 5º ano.Parabéns por compartilhar suas experiências conosco. Veralúcia Sampaio- Exu - PE.

Anônimo disse...

Parabéns! Adorei seu blog. Muito criativo

Mácia mello disse...

adorei me ajudou bastante!Parabéns esse Blog é d+!

Anônimo disse...

Olá Cecilia!Amei seu Blog,me tira uma duvida no assunto de Hitória tem a seguinte frase,População e colonização do RN,o que significa RN?

Sabrina disse...

Olá Cecília, sou mãe de um menino que está no 4º ano (antiga 3ª série)... estou cheias de dúvidas a respeito dos conteúdos, mas uma delas é na Educação Física, a prof. simplismente "larga" eles na quadra e uma turma joga futebol e outra joga "mata soldado"... Não tem conteúdo para o 4º ano? Adorei o seu blog... Abraços Sabrina

Anônimo disse...

Parabéns pelo site.

luciane disse...

Cecília, amei seu blog.Estou começando a dar aula em escola agora, sou recém formada pedagoga e minha experiência na área educacional são outras. Então essa disposição por bimestre foi fundamental na orientação do que devo fazer.Serve de norteador.
Obrigada.
Luciane.

CECI ALCÂNTARA disse...

Amigos, obrigada pelo carinho, eu gosto de compartilhar conhecimentos, para isso fiz este blog, então vamos continuar, não é?

Agora respondendo à "Anônimo disse...
Olá Cecilia!Amei seu Blog,me tira uma duvida no assunto de Hitória tem a seguinte frase,População e colonização do RN,o que significa RN?"
17 de abril de 2012 16:29
A resposta é Rio Grande do Norte, Estado do Nordeste do nosso lindo Brasil.

Anônimo disse...

PARABENS, ESTOU COMEÇANDO AGORA MINHA TRAJETORIA DE PROFESSORA, SEU BLOG ESTA ME AJUDANDO NO SENTIDO DE FORMAR MEU PROPRIO PLANO DE AULA.

CECI ALCÂNTARA disse...


Olá Sabrina, sobre a Educação Física no 4º ano, na verdade pelo que sei, nas escolas públicas não tem professores específicos nessa disciplina. Os que fazem a disciplina com estas turmas sõa professores "emprestados" com faculdade de Educação Física ou professores que fizeram a Formaçõa de Professores na modalidade Normal. Quanto a deixarem os alunos à vontade, você como mãe pode e deve ir à direção e se colocar diante da situação.

Um grande abraço e obrigada pelo carinho.

Renata do carmo disse...

Ceci, adorei o seu Blog, vai me ajudar muito, tem oito anos que leciono do 6 ao 9º ano, agora voltei para series iniciais , no 4º ano EF, e vou visitar muito o seu blog. um abraço sucesso sempre..