
Estamos iniciando o período letivo de 2009 na próxima semana (09/02-segunda-feira) com a nossa creche a mil por hora. Novos alunos, período de adaptação a novos momentos. Para que tudo dê certo, Planejamos com cuidado nosso projeto para que nossas crianças não sintam tanto o afastamento de suas famílias. Neste rumo, segue abaixo o projetinho do mês de Fevereiro.
PROJETO: Tempo de Deus..
TEMA: ADAPTAÇÃO A VOLTA ÀS AULAS E CARNAVAL
OBJETIVO GERAL: Acolhimento e integração das crianças a creche e a sua turma através de um ambiente alegre e acolhedor com músicas, brincadeiras e brinquedos. Priorizar o gesto, o olhar, o carinho, o toque, a atenção e, principalmente o cuidado com o tom de voz para com os pequeninos. Organizar rotinas, regras e conhecimento do espaço total da creche.
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, brincadeiras, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas, danças. montagem de fantasias, máscaras, textos informativos, produções textuais, murais, teatrinhos, etc.
CULMINÂCIA: Todos as atividades trabalhadas neste período deverão ser expostas no último dia do projeto que deverá ser no dia 27⁄02∕09 (sexta-feira) e entregues aos pais.
OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:
*
14·Dia da Amizade
*
19·Dia do Esportista
*
24. Carnaval
*
24·Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
*
27 . Dia Nacional do Livro Didático
IMPORTANTE: Incentive os alunos a arrumarem seus trabalhinhos na exposição do projetinho no fim do mês.
RODA DE CONVERSA: “A roda de conversa é momento privilegiado de diálogo e intercâmbio de idéias. Por meio desse exercício cotidiano, as crianças podem ampliar suas capacidades comunicativas,como a fluência para falar, perguntar, expor suas idéias, dúvidas e descobertas, ampliar seu vocabulário e aprender a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem. A participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências.” (RCNEI,vol.3, p.138)
ADAPTAÇÃO: “Num sistema de valores e conceitos compartilhados pelos adultos com seu grupo social em determinado contexto sócio-histórico, a criança se desenvolverá, formando conceitos, adaptando-se às diferentes situações, entrando em contato com a cultura do grupo, com seus próprios sentimentos e comportamentos. Isso significa que o seu desenvolvimento vai se dar através de um processo de construção social, nas e através das múltiplas interações que estabelece, desde o seu nascimento, com outras pessoas, e particularmente, com aquelas com as quais mantém um maior vínculo afetivo (OLIVEIRA, 1992)”.