quarta-feira, 26 de maio de 2010

INSCRIÇÃO PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE

Inscrições Parfor – Plano Nacional de Formação Docente

Estão sendo oferecidos cursos de licenciatura por intermédio de um processo seletivo em que está sendo elaborado, ao todo são cerca de são ao todo 1.680 vagas oferecidas para cursos de 2ª Licenciatura têm até esta sexta-feira para realizar a inscrição. Os mesmo são destinados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR.

A pré-inscrição para os cursos estão sendo disponibilizadas até o dia 29 de maio, então aproveite, a principal finalidade do plano é oferecer licenciaturas para professores da rede publica estadual e municipal de ensino. Se você se interessou e quer conseguir maiores informações sobre o curso superior gratuito para professores.

O PARFOR foi criado em parceria com o MEC e também com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. Você encontra mais detalhes sobre o PARFOR acessando: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.

Agora você já sabe como se informar melhor sobre licenciatura para professores da rede estadual, devemos salientar que não haverá vestibular. Os cursos tem duração de 4 anos e acontecem sempre nos períodos em que os professores não estão ministrando as suas aulas exatamente para não atrapalhar.

Estão sendo oferecidos cursos como Ciências Naturais, Biologia, Educação Física, Espanhol, Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Arte/Teatro, Arte/Dança, Artes Visuais, Arte/Música, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. Não deixem de fazer as suas inscrições PARFOR 2010, aproveita essa oportunidade em que está sendo cedida para que você consiga ter acesso a especialização.

Entre em contato também como MEC para saber mais, a entidade vai estar disponibilizando todas as informações de que você precisa para estar podendo participar desses cursos em que estão sendo disponibilizados. Bons estudos!

FONTE: www.mundodastribos.com

Exame Nacional poderá ser usado para seleção de educadores. Adesão de secretarias estaduais e municipais será facultativa.

ESTAS SÃO ALGUMAS DAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO CORRENDO NA MÍDIA A RESPEITO DE FUTUROS CONCURSOS PARA MAGISTÉRIO A PARTIR DE 2011, FIQUEM ATENTOS TODOS AQUELES QUE QUISEREM UMA VAGA EM CONCURSO DAQUI PARA FRENTE. JÁ É OFICIAL, POIS O MEC JÁ INSTITUIU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO CHAMADO ENEM NACIONAL DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE E QUE PODERÃO CONCORRER PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. ABAIXO ALGUMAS DAS NOTÍCIAS E SUAS FONTES.


PROVA NACIONAL - Professor terá teste de avaliação parecido com o Enem


O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem a realização do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, previsto para ter início em 2011. A avaliação vai testar o conhecimento de professores dos primeiros anos do ensino fundamental (1 ao 5 anos) e da educação infantil em todo o Brasil. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União. Pela proposta, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que já é considerada uma espécie de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Nota para seleção - O processo de seleção será parecido com o do Enem. O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa. O teste servirá para contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes. O Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com os resultados do exame e irá disponibilizá-los para instituições de educação superior, secretarias de educação e pesquisadores.

http://extra.globo.com

‘Enem’ para professor começará já em 2011, diz MEC

Prova unificada seria aplicada para selecionar interessados em dar aula. Com a nota, candidato poderia tentar vaga de professor em todo país.

Começará já em 2011 o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, uma espécie de “Enem” para professores. A informação é do Inep, braço do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliações desse tipo – o órgão já faz o Enem e o Enade, o antigo provão.

A partir desta segunda-feira (24), o órgão recebe sugestões de qualquer pessoa, por meio de seu site, para definir detalhes do concurso e o conteúdo a ser cobrado dos futuros professores.

A proposta é criar um banco nacional de professores, uma lista de profissionais qualificados que poderiam ser contratados por qualquer município brasileiro. Atualmente, cada governo escolhe critérios e métodos de seleção próprios.

Um problema que ainda ficaria por resolver seria a falta de formados dispostos a trabalhar como professores. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Educação estadual não consegue preencher vagas para professores de física: 92% dos inscritos foram reprovados no último concurso.

SISU DOS PROFESSORES - A logística seria parecida com a do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado criado pela para substituir o vestibular. Assim como na seleção de vestibulandos, o “Enem” para professores seria uma prova nacional e integrada.

O futuro professor faz a prova em sua cidade, recebe a nota e a apresenta em qualquer cidade ou estado do Brasil que tenha aderido ao sistema. Cada secretaria de educação poderá estabelecer notas mínimas para a contratação. Os donos das maiores pontuações terão preferência.

O MEC acredita que a prova ajudaria a elevar e padronizar a qualidade dos professorado em todo o país. A prova seria baseada em critérios internacionais de requisitos de um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

http://guiadoestudante.abril.com.br

MEC cria 'Enem' para selecionar professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu hoje um concurso para avaliar professores interessados em trabalhar na rede pública. A primeira edição do chamado Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá ocorrer em 2011. Poderão participar educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil.

Segundo o MEC, o programa foi criado a partir da demanda de Estados e municípios. Com os resultados, as secretarias de Educação não precisariam realizar concursos públicos para contratar professores - bastaria usar as notas do exame como critério de seleção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo programa, que funcionará nos moldes do atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o professor faz a prova e depois pode utilizar as notas para ingressar em diferentes redes que aderirem ao processo seletivo. A forma de utilização dos resultados será definida por cada secretaria.

MEC quer fundo para substituir fiador em financiamento
Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira no site do Inep, e ficará no ar durante 45 dias. Professores, universidades, Estados e municípios podem contribuir com sugestões sobre o que um educador deve saber no momento do ingresso na carreira do magistério.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o exame constituiu uma "avaliação de conhecimentos, competências e habilidades". O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas. A participação dos professores será voluntária, mediante inscrição.

O Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com o resultado do exame, que serão disponibilizados para instituições de ensino superior, secretarias de Educação e pesquisadores.

www.parana-online.com.br