quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PROJETO - DIA DOS PAIS E FOLCLORE


AGOSTO⁄2009

PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…

TEMA: PAIS E FOLCLORE

OBJETIVO GERAL: Promover, resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira dando importância ao folclore e a comunidade. Também reconhecer as qualidades dos pais valorizando a figura paterna;

DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, atividades com músicas e danças, brincadeiras dirigidas, montagem e contação de histórias, recorte e colagem, desenhos para colorir, textos informativos, produções textuais, pesquisas, murais, dobraduras, parlendas, trava-línguas, contos, lendas, brincadeiras folclóricas, etc.

CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste período serão entregues junto com as atividades trabalhadas no mês de setembro que deverá ser no dia 02/09 (sexta-feira) aos pais.

OBS: Datas importantes que deverão ser lembradas durante este mês:

03/08 - Dia do Capoeirista
05/08 - Dia Nacional da Saúde
11/08 - Dia da Televisão e Dia do Estudante
12/08 - Dia Nacional da Artes
15/08 – Comemoração Dia dos Pais – Café da manhã
22/08 - Dia do Folclore
24/08 - Dia da Infância
25/08 - Dia do Soldado
29/08 - Dia Nacional do Combate do Fumo
RODA DE CONVERSA:“No ambiente escolar o folclore brasileiro pode e deve ser apresentado e desenvolvidos com a criança. Partindo desse pressuposto, o trabalho com o folclore pode propiciar uma vivência rica e proveitosa para os alunos, em especial aqueles inseridos na Educação Infantil e início do Ensino Fundamental. Assim, respeitando e considerando a faixa etária escolar, considerando que o folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que estes sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura, também o trabalho com jogos folclóricos favorece a entrada da criança no meio social de forma lúdica, podendo ensinar, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo, lúdico e social.”

Pedagoga Cecília Alcântara

MODELO DE COLÔNIA DE FÉRIAS





COLÔNIA DE FÉRIAS DE JULHO

PROGRAMAÇÃO


20 - Atividades Recreativas com jogos de competição;
21 – Cineminha na creche – Oficina de jornal;
22 – Karaokê (Qual é a música?) – Oficina Trabalhando com palitos de picolé 23 – Passeio ao Parque da Cidade
24 – Atividades Recreativas – Oficina de Origami;
27 – Oficina e teatro de fantoche (Peça com os fantoches confeccionados durante a oficina (15:00h)
28 - Atividades Recreativas⁄Oficina de pintura e jogos pedagógicos;
29 - Cinema no Shopping – 10:00h
30 – Atividades recreativas com gincanas e Oficina de poesia;
31 – Concurso garoto e garota colônia e Vídeo e Festa de Encerramento com exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;


OBJETIVOS DAS ATIVIDADES

• Passeio ecológico e Educação Ambiental no Parque da Cidade: (Conscientização sobre a Educação Ambiental com a Equipe de Professores e auxiliares da creche) Esta atividade é feita com a ajuda dos professores e auxiliares que aproveitam o passeio para fazer competições do tipo: caça lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais pássaros ou espécies de bichos diferentes ganha os pontos, a equipe que contar melhores piadas, músicas pelo caminho, etc…

• Oficinas instrutivas: (Atividades pedagógicas com Origami, jornal, pintura, poesia) Estas atividades colaboraram para o desenvolvimento do potencial pleno de cada indivíduo, enfatizando a observação, a persistência, a meticulosidade, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora fina e, sobretudo, a criatividade. Nestas oficinas a criança utiliza a imaginação e criatividade proporcionando agilidade com as mãos;

•Jogos pedagógicos e recreativos: (Jogos recreativos de cooperação e educativos pedagógicos)Geralmente, escolhemos os jogos, pois acreditamos que ele é indispensal para a interação social e essencial no desenvolvimento infantil. Os jogos pedagógicos tem o objetivo de fazer a criança criar, inventar, jogar, experimentar, construir o conhecimento, criação de regras, nortear habilidades e competências ampliando a percepção e inteligência e principalmente como lúdico e diversão;

ATIVIDADES

•Passeio ecológico ao Parque da Cidade, Trenzinho da Alegria (Passeio Cultural);
•Jogos Recreativos (brincadeiras coletivas diversas) e Esportivos (Queimada, Futebol, Pique - bandeira, etc)
•Oficinas de artes (Origami, reciclados, fantoches, pinturas, jornal, poesia, etc.)
•Salas de diversão: de jogos, dança do jornal, tv, vídeo, Karaoquê;
•Gincanas e Torneios (Caça lixo, Caça ao pássaro ou espécies de bichos diferentes, Caça ao tesouro perdido etc…)
•Concursos (Qual é a música?)) e desfiles (garoto e garota colônia)
•Caça ao Tesouro (atividades de surpresa)
•Encerramento e exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;
Programação semanal


CRIANÇAS DE 0 A 06 ANOS


Primeira semana

20 (seg) Abertura - Corrida ao Contrário O Pulo do Sapo, Tiro ao alvo com moeda, (CALMO) Torneio de Pique - bandeira, Corrida de dois, Balões voadores,Fui a feira (calmo)
21 (ter) Cineminha na creche – (Filme ainda a ser escolhido) Oficina de jornal - Confecção de porta retrato, confecção de jogo da velha
22 (qua) Karaokê (Qual é a música?) Atividades recreativas com gincanas (Corrida de saco, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Futebol,)
23 (qui)Passeio ao Parque da Cidade ou Passeio Cultural (Trenzinho da Alegria),Oficina de garrafa PET – Trabalhando o brinquedo
24 (sex) Atividades Recreativas – (Caça ao tesouro perdido, Jogo da argola, Acertar a lata, Queimada, Mamãe posso ir?, Cadê, achou? – bambolê com tiras de TNT coloridas - bebês), Oficina de Origami – (Confecção de animais, objetos com papel
Segunda semana

27(seg)Oficina de confecção de fantoches, Teatro com os fantoches confeccionados (Peça - 15:00h), Encaixe para bebês – Caixa dentro da outra caixa (bebês)
28 (ter)Oficina de pintura, Jogos pedagógicos (Jogo da memória – Quebra-cabeça,Jogo da velha, Trilha das rimas, etc.
29 (qua) Cinema no Shopping – 10:00h, Atividades Recreativas, Andando na linha, Agacha-agacha - Minhocão (bebês),
30 (qui)Oficina – Trabalhando com palitos de picolé, Oficina de Poesia – (Leitura e criação de poesias - Ex: Poesia da amizade, da brincadeira, da família (bebês) – Cada grupo será sorteado com um tema)
31(sex) Concurso garoto e garota colônia (Prêmios e faixas para os que desfilarem) e Vídeo (Filmes direcionados para crianças), Festa de Encerramento com exposição dos trabalhos feitos durante a Colônia;

OBSERVAÇÃO:

01) - A programação poderá ser alterada, devido a problemas metereológicos e⁄ou confirmação dos passeios externos, mas dentro do possível, comunicaremos aos pais e⁄ou responsáveis com antecedência;
02) - Nos dias de passeio será enviado no dia anterior comunicado com as explicações aos pais e/ou responsáveis;

03) - Para as crianças que não participarão das atividades de passeios externos teremos atividades recreativas no espaço da creche;

04) – No caso de chuva as atividades acontecerão no espaço da creche como, sala de vídeo, área externa e⁄ou salinhas.


ATIVIDADES RECREATIVAS

01 e 03 anos Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Vídeos Infantis, Pintura no Rosto, Karaokê (Qual é a música?), Gincanas, Jogos Pedagógicos, Pula Sapinho, Dança da Almofada, Caça ao Tesouro, Pique-Esconde, Andando na linha, Agacha-agacha – Minhocão (bebês), Esconde-esconde (bebês), Acertar a lata, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Cadê, achou? – bambolê com tiras de TNT coloridas - bebês).

03 e 06 anos Oficinas de Desenho e Origami, Historinhas Infantis, Vídeos Infantis, Pintura no Rosto, Karaokê (Qual é a música?), Gincanas, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, Brincadeiras Tradicionais: Dança do jornal; Caça ao tesouro perdido, Jogo da argola, Acertar a lata, Queimada, Corrida de saco, Pula sapinho, Rabinho atrás, Dança do jornal, Futebol, Pique - bandeira, Corrida de Dois, Balões voadores, Fui a feira (calmo), Corrida ao Contrário O Pulo do Sapo, Tiro ao alvo com moeda (calmo).Mamãe posso ir?,