sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DIA DA CRIANÇA

MINI-PROJETO DIA DA CRIANÇA

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

OUTUBRO⁄2008
OBJETIVOS
• Desenvolver a habilidade de falar, perguntar, responder, expor idéias e Hipóteses.
• Formar cidadãos críticos.
• Explorar e realizar criações artísticas variadas.
• Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais.
• Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, etc.
• Aprender procedimentos de pesquisa em jornais e revistas.
• Contar e recontar histórias começo, meio e fim).
• Refletir sobre a organização do sistema de numeração.
• Resolver problemas.
• Coletar, organizar, classificar e interpretar informações matemáticas.

DESENVOLVIMENTO: Através de conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, músicas, textos informativos, produções textuais, murais, painéis coletivos, jogos interativos, pinturas com guache, giz de cera, etc.

CULMINÂCIA: Todos os trabalhinhos realizados neste período deverão ser expostos no último dia do projeto que deverá ser no dia 31⁄10∕08 (sexta-feira).

OBS: Outras datas importntes deverão ser lembradas durante este mês como:

• 04 - Dia dos animais e Dia das aves
• 12 – Dia da Criança
• 15 – Dia do Professor
• 18 – Dia do Médico
• 25 – Dia da Democracia, Dia da Saúde Dentária, Dia do Dentista.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇAO INFANTIL

Estou partilhando com vocês este artigo que foi publicado no site www.psicopedagogiaonline.com.br para que, se houver alguém que precise de ajuda para fazer uma proposta pedagógica,acesse o site. Um abraço.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇAO INFANTIL JARDIM CRECHE CRIANDO ARTE
Cecília Maria Barros de Alcântara
RESUMO
Esta Proposta Pedagógica tem como objetivo principal nortear o processo educativo que influencia decisivamente o ensino-aprendizagem da criança pequena enquanto SER único através da integração de seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Sendo a educação é um fenômeno social, esta se subordina à estrutura e a dinâmica das relações entre classes sociais, sejam elas na escola ou na sociedade ao qual o indivíduo faz parte. Assim, levando-se em conta a realidade educacional em que estamos inseridos o Jardim Creche Criando Arte elaborou sua primeira Proposta Pedagógica em sintonia com a LDB de 1996 que afirma: o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB/96, capítulo II, artigo 29) juntamente com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (RECNEI). Assim, com o intuito de direcionar as atividades a serem desenvolvidas por professores e todos aqueles que atuam junto aos alunos desta escola, esta proposta ainda está em fase de (re)elaboração para o período letivo de 2008.


Publicado em 18/12/2007 09:47:00
________________________________________
Cecília Maria Barros de Alcântara - Pedagoga e Pós-graduanda UERJ/FEBF - E-mail: ilaalcantara@yahoo.com.br ou ceci.b.alcantara@gmail.com