sábado, 16 de maio de 2009

PROJETO CORPO HUMANO






PROJETO CORPO HUMANO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de velotrol, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de advinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:

• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
• Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de jornal;

BRINCADEIRAS:

• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;

MÚSICAS

• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;

HISTÓRIAS

• “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo,
• “Eu sou isso” de Vivina de Assis Viana,
• “Ida e volta” de Juarez Machado, etc.

OBS: Durante todo o projeto, as crianças deverão ser levadas a desenvolver a habilidade da leitura e da escrita em todos os momentos, tanto em sala de aula, como fora dela.

13 comentários:

Unknown disse...

Gostaria que me enviasse por email, os projetos pois é muito interessante vou trabalhor com meus pequeninos. Parabens!!!
bellqui@gmail.com

Anônimo disse...

stiumpyGostei mto do projeto.Sou estudante de pedagogia e me ajudou bastante com o estágio.Parabéns!

CECI ALCÂNTARA disse...

MUITO OBRIGADA PELO CARINHO. E PARA QUEM QUER SALVAR NO COMPUTADOR É SÓ SELECIONAR, COPIAR E COLAR NO WORD, NÃO TEM PROBLEMA, OK? ABRAÇOS.

Anônimo disse...

parabéns! Eu me chamo creuza e trabalho com crecche de 0 a 3 e educação infantil de 4 e 5 anos gostaria me me enviasse os projetos para trabalhar com as crianças. Desde já agradeço e conto com você. Um grnde abraço, e fico na espera.
creuzalana@hotmail.com

Unknown disse...

olá meu nome é Patricia e gostaria de parabenizar o criador do projeto...adorei e está me ajudando muito.bjus

Sarah disse...

Parabéns!!! o site é muito útil interessante e original, e me ajudou muito.
obrigada!!

Anônimo disse...

olá parabéns pelo blog, gostei muito. mas trabalho na ed. infantil com crianças com 4 e 5 anos e senti falta de projetos no blog para trabalhar.mesmo assim agradeço a oportunidade de encontrar coisas que com certeza me auxiliara muito no dia a dia com meus alunos bj

Anônimo disse...

Olá, estou iniciando como educadora com uma turminha de 02 a 03 anos , gostaria que se possível enviassem no meu email projetos para que eu posso me atualizar e práticar juntamente com minha turma. Obrigada macia_perfil@hotmail.com

Unknown disse...

olá,estou iniciando como educadora com turminha 2a 3 anos,gostaria se possivel emviassem para o meu email projetos para que eu posso me atualizar epraticar com minha turminha.obrigada!
marlenemachado15@gmail.com

Unknown disse...

olá,parabéns pelo blog gostei muito!

Unknown disse...

oi, adorei o projeto será que tem como enviar pro meu e-mail? obrigada

Unknown disse...

Boa noite estou iniciando como educadora trabalho com criancas de 1 a 3 anos poderia me ajudar a o projeto e sobre o corpo humano e estou tendo muitas dificuldades
Tatikít22@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite estou iniciando como educadora trabalho com criancas de 1 a 3 anos poderia me ajudar a o projeto e sobre o corpo humano e estou tendo muitas dificuldades
Tatikít22@gmail.com