sábado, 16 de maio de 2009

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO ALIMENTAÇÃO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver os diferentes tipos de alimentação, desenvolvendo e estimulando a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar a alimentação através das seguintes competências e habilidades: Jogos da memória, músicas, confecção de murais, histórias, fantoches de vara, experimentos, alinhavos, quebra-cabeça, dominó de frutas, móbiles, jogo do encaixe, atividades oral e escrita, advinha, brincando de feira e supermercado, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma salada de frutas e exporão suas atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:

• Rodinhas com músicas sobre alimentação como “Comer, comer”, “Meu lanchinho”, perguntar as crianças se sabem como nascem um feijão e explicar o procedimento, história do João e o pé de feijão, histórias dramatizada que poderá se feita no pátio para outras turmas, etc;
• Conversas informais perguntando o tipo de comida que mais gostam, fazer uma lista das comidas que mais gostam e a de que menos gostam de comer, falar da importância dos alimentos naturais como as frutas, legumes, sucos em vez de balas, refrigerantes, etc;
• Enfatizar sabores e a importância dos alimentos de uma boa alimentação (principalmente na hora das refeições, isto é, no refeitório da creche/escola);
• Pesquisar em jornais e revistas tipos de alimentos e fazer um mural;
• Fazer experiência e observar as etapas do desenvolvimento de um feijãozinho (plantio do feijão em um potinho e depois as crianças relatarão cada fase da experiência);
• Elaborar frases sobre a germinação do feijão, relatando cada etapa da experiência. Ao final, cada criança levará seu potinho com o feijão germinado;
• Cada criança deverá cuidar pessoalmente de seu potinho, colocando água, levando-o para tomar Sol com a responsabilidade de trazê-lo de volta depois;

HISTÓRIA DRAMATIZADA: “O NASCIMENTO DO FEJÃOZINHO”

As crianças ficam agachadas, abraçando as perninhas. (O professor com voz suave ensina as seqüências gestuais para a dramatização).

Era uma vez, um feijãozinho que estava dormindo bem quietinho.
Um dia veio à chuva e molhou o feijãozinho e o fez espreguiçar, espreguiçar, espreguiçar (movimento de espreguiço). Ao acordar, o feijãozinho ficou com vontade de saber o que estava acontecendo lá fora. Então, ele se levantou devagarzinho, devagarzinho até ficar em pé. O feijãozinho sentiu uma luz quentinha, quentinha que vinha do céu e tentou pegá-la com as mãos (esticar os braços mexendo as mãos e os dedos para cima).
Neste momento, veio um ventinho alegre que brincou com suas folhinhas e convidou-o para dançar. O feijãozinho balançava suas folhinhas para lá e para cá (as crianças devem balançar os bracinhos para um lado e para outro).
E assim, nasceu o feijãozinho (neste momento, as crianças deverão já estar todas em pé).

OBS: A dramatização pode ser feita também com outras crianças fazendo o papel de Sol, vento, chuva ou agricultor cuidando e regando o feijãozinho.

Nenhum comentário: