segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I

PORTUGUÊS

1º BIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS, ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
REGISTROSD DOS DESENHOS

COORDENAÇÕES: RETAS

2º BIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO NOME
CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS INFORMAIS
ROTINAS
HORA DAS NOVIDADES
HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
REGISTROS DOS DESENHOS
IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
LANÇAMENTO DA LETRA A
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
LANÇAMENTO DA LETRA E
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES: RETAS

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).

3º BIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO NOME
CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS INFORMAIS
ROTINAS
HORA DAS NOVIDADES
HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
REGISTROS DOS DESENHOS
IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
RECORDANDO: LETRA A e E
LANÇAMENTO I
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
LANÇAMENTO DA LETRA O
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES: RETAS E CURVAS

4º BIMESTRE

APRESENTAÇÃO DO NOME
CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS INFORMAIS
ROTINAS
HORA DAS NOVIDADES
HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS DETALHES
ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
REGISTROS DOS DESENHOS
IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
RECORDANDO: LETRA A, E, I e O
LANÇAMENTO U
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE AUDITIVA)

COORDENAÇÕES: CURVAS

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

USO DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
USO DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
MANUSEIO DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
LEITURA COMO PRAZER DE LER

HABILIDADES EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS, PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
UTILIZAÇÃO DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
RECONHECIMENTO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS CONTEXTUALIZADAS
ESCRITA UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE PRAZER E ENTRETENIMENTO


MATEMÁTICA

1º BIMESTRE

CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO)
SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE)
POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO)
AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5
LANÇAMENTO NUMERAL 1
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR
FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR


2º BIMESTRE

RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
TAMANHO (ALTO⁄BAIXO)
POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
RECORDANDO AGRUPAMENTOS
CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
RECORDANDO NUMERAL 1
LANÇAMENTO NUMERAL 2
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE
PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
FORMA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS , BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).

3º BIMESTRE

RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE)
RECORDANDO AGRUPAMENTOS
CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
RECORDANDO NUMERAL 1 e 2
LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR
FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR

4º BIMESTRE

RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO)
RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS)
QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
MASSA (LEVE⁄PESADO)
TAMANHO (MAIOR⁄MENOR)
RECORDANDO AGRUPAMENTOS
CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ... (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO)
RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4
LANÇAMENTO NUMERAL 5
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE
PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO

COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA

UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO
RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC
EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
IDENTIFICAÇÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
COMPARAÇÃO EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS, VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
EXPLORAÇÃO DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI
IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM


ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

1º BIMESTRE

ADAPTAÇÃO E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
ESTABELECER RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA (DIREITOS E DEVERES)
CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
MEU CORPO (HIGIENE)
MEU CORPO (SENTIDOS)
ESCOLA (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E FUNCIONÁRIOS)
RUA⁄BAIRRO (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
DATAS FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


2º BIMESTRE

FAMÍLIA: MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
CASA: MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E DEVERES DECADA UM)
MÃE: SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
PROFISSÕES (LIGADAS AS MULHERES)
ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
DATAS FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS


3º BIMESTRE

PAI: SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
PROFISSÕES (LIGADAS AO HOMEM)
FOLCLORE (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
PLANTAS: SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
DATAS FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE E PRIMAVERA

4º BIMESTRE

ANIMAIS (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
CRIANÇA (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
MEIOS DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
BANDEIRA NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
NATAL (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
DATAS FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA, FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIAS ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO, SEGURANÇA, ETC
RELACIONAMENTO DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS, PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
ESTABELECIMENTOS DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
RELAÇÃO ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
CONSCIENTIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
PERCEPÇÃO DAS MUDANÇAS DO CLIMA
PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE NELE VIVEM
CONSCIENTIZAÇAO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL
CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS, BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
PERCEPÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
IDENTIFICAÇAO E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
CONSCIENTIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES, TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
PERCEPÇÃO DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA VIDA, ETC
REGISTRAR ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
CONSCIENTIZAÇAO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
RECONHECIMENTO DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
RESPEITO PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
CUMPRIMENTO DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
PERCEPÇÃO DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E AUDIOVISUAL)
OBSERVAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE
REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES, PINTURA, MODELAGEM, ETC
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO AMBIENTE


HABILIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PERCEPÇÃO GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE, SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
PERCEPÇÃO TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS, MACIAS, DURAS E MOLES
PRECEPÇÃO VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
PRECEPÇÃO AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
PRECEPÇÃO OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS CHEIROS E ODORES
ESQUEMA CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
LATERALIDADE: PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
POSIÇÃO ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO, ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
RELAÇÃO ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
MEMÓRIA VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
MEMÓRIA AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
SEQUÊNCIA LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
ORIENTAÇAO TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL DO ALUNO
ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
RACIOCÍNIO LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
COORDENAÇÃO MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS FUNÇÕES
COORDENAÇÃO VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS MOTORES
COORDENAÇÃO MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
CORES: PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTROS


AMBIENTE ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTROS

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!Jardim I compreende qual faixa etária?