domingo, 23 de maio de 2010

CONCURSOS E CONTRATOS PARA O MAGISTÉRIO ESTADUAL/RJ

ESTA É A REPORTAGEM SOBRE CONCURSO, CONTRATO TEMPORÁRIO E EFETIVO DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA ÍNTEGRA PARA QUEM QUER SABER NOVIDADES SOBRE ESTE CONCURSO.

FONTE: JORNAL O DIA DE 22/05/2010 (Quem quiser conferir é só clicar no link abaixo)
http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/5/tereza_porto_contratar_professor_e_necessidade_das_escolas_83133.html

Tereza Porto: 'Contratar professor é necessidade das escolas’
POR ALESSANDRA HORTO

Rio - Contratação e qualificação de professores são as palavras-chave da secretária estadual de Educação, Tereza Porto, que recebeu a Coluna em seu gabinete depois que O DIA publicou, com exclusividade, que o estado quer antecipar, para junho, o pagamento de parcela da gratificação Nova Escola, prevista para outubro. “Eles (os professores) estão trocando vários e-mails com a gente sobre a antecipação. Não param de comentar a proposta”, confidenciou.


Secretária estadual de Educação, Tereza Porto | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

De olho no calendário apertado, devido à eleição, Tereza Porto está fechando edital para selecionar 2 mil professores efetivos que atuarão na área de Orientação Pedagógica em 2011. Ela anunciou a contratação temporária de 1.600 docentes, ainda este ano, para preencher vagas em cadeiras não conquistadas no último concurso, realizado para Física, Química, Filosofia e Sociologia. A secretária também revela todos os detalhes da Casa do Educador — o novo programa de capacitação da Educação.

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

TEMPORÁRIO

1.600 VAGAS A Secretaria Estadual de Educação vai contratar até 1.600 professores temporários para as disciplinas de Física, Química, Filosofia e Sociologia. Cerca de mil profissionais serão chamados e contratados de imediato.

PRIMEIRO SEMESTRE A meta é iniciar o processo de convocação logo que a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão autorizar o preenchimento das vagas.

CADASTRO EM SITE Professores de Física, Química, Filosofia e Sociologia poderão se cadastrar no site www.educacao.rj.gov.br. “Eles apresentam os títulos e vão pontuar. A chamada é feita de acordo com esse cadastro, que é aberto ao público”, explica a secretária da pasta, Tereza Porto.

DIFICULDADES A seleção temporária será necessária para reduzir a carência de professores nessas áreas, já que as vagas não foram preenchidas no concurso público.

EFETIVO

2 MIL VAGAS Logo após o período eleitoral, a secretaria vai lançar o concurso para supervisor educacional (mil vagas) e professor orientador (mil vagas).

APÓS AS ELEIÇÕES A secretaria vai esperar o fim do período eleitoral para realizar o concurso. “A nossa intenção é deixar isso pronto para a próxima gestão, ou seja, habilitado para serem chamados”, explicou Tereza Porto.

ORIENTAÇÃO Para a secretária, o concurso será muito importante para a evolução da qualidade de informação: “Isso é uma necessidade que as escolas têm mostrado: ter profissionais para fazer a orientação pedagógica. Será extremamente importante para a rede”.

NOVOS PROFESSORES De 2007 a 2010, 30 mil docentes foram chamados por meio de concurso público. Tereza Porto informou que, brevemente, o estado vai nomear mais 2 mil professores.

CASA DO EDUCADOR

QUALIFICAÇÃO Professores da rede estadual vão ganhar, em agosto, a Casa do Educador. As unidades cuidarão da formação inicial do professor e vão qualificar os que já atuam em sala.

ENSINO MÉDIO INOVADOR A Casa do Educador vai priorizar este ano a formação dos professores das 16 escolas-piloto do Programa Ensino Médio Inovador.

METODOLOGIA Todos os professores participantes e suas respectivas escolas vão receber o apoio do projeto, por meio de um acompanhamento sistemático para que alcancem suas metas.

UM ANO DE ESTUDOS Após ingressarem na rede, os novos professores vão ficar um ano na Casa. Durante seis meses, eles serão qualificados teoricamente. No semestre seguinte, terão trabalhos práticos e supervisionados.

18 PÓLOS A primeira unidade será inaugurada em agosto, em Niterói. Cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) será um pólo da Casa do Educador. São 18 no estado: Rio de Janeiro, Itaguaí, Volta Redonda, Itaocara, Nova Iguaçu, Vassouras, São Pedro da Aldeia, São Gonçalo, Duque de Caxias, Resende, Itaperuna, Campos, Nova Friburgo, Nilópolis, Niterói e também Macaé.

ATENDIMENTO O pólo da Casa do Educador em Niterói vai atender a todos os professores da região, por meio de cursos a distância e aulas presenciais na unidade e nas escolas do entorno.

PRIMEIRA AÇÃO A Secretaria de Educação lança amanhã a primeira ação da Casa. O projeto, realizado em parceria com a iniciativa privada e a instituição, será apresentado às 14h, no C.E. José Leite Lopes — Núcleo Avançado de Educação (Nave), na Tijuca.

250 PROFESSORES A iniciativa prevê, inicialmente, a capacitação de 250 professores que atuarão como formadores na Casa do Educador — equipes dos antigos Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) e Pólos de Tecnologia Educacional (PTEs). No curso, os professores vão aprender a usar o computador de forma mais efetiva dentro da sala de aula. Esses educadores serão os multiplicadores dessa formação para as escolas.

CONEXÃO EDUCAÇÃO Essa formação vai alcançar gradativamente todos os professores da rede e focar a integração do uso do computador com as práticas pedagógicas e de gestão (por meio do Sistema Conexão Educação) em salas de aulas.

FORMAÇÃO CONTINUADA Para a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, os cursos vão melhorar a qualidade de ensino: “Eu acho que a Casa do Educador vai trazer um resultado muito bacana. Os pólos também serão responsáveis pela formação continuada do professor. Essa participação é cada vez mais importante nos conteúdos oferecidos em sala”.

NOTEBOOKS “Muitas aulas serão semipresenciais. Os notebooks entregues pelo estado vão facilitar esse processo, principalmente, pelo acesso à Internet. Os professores poderão fazer um curso a distância de forma fácil e simples, muito mais tranquila”.

ÁREAS DE ATUAÇÃO Valorização e incentivo à transformação das práticas dos docentes; desenvolvimento permanente; pesquisa e inovação curricular e pedagógica; e estímulo de parcerias e alianças na área da Educação.

REDUÇÃO DE LIECENÇA MÉDICA

REDUÇÃO “Quando entramos na Secretaria de Educação, havia um volume muito grande de profissionais em licença médica. Eram cerca de 9 mil. Atualmente, há 4.500 servidores da Educação licenciados por motivos de saúde”.

PROBLEMAS DE VOZ De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, responsável pelas perícias médicas dos servidores, de 2002 a 2008, a média anual de afastamentos pela Clínica de Otorrinolaringologia foi de 350 docentes.

SISTEMA DO SOM “Nós criamos uma comissão para estudar quais eram as principais doenças. Detectamos que o principal fator de afastamento era o problema com cordas vocais. Em função disso, criamos o projeto para sonorizar as salas de aula. Imagina um professor que dá aula para uma sala com 30 alunos, que é o número médio em nossas salas de aula, com os ruídos externos. São 19.680 salas, todas com sistema de som instalado, desde o ano passado”.

CONFORTO “Temos feito esforço muito grande para ter uma escola digna. Lógico que temos consciência de que a nossa escola não será luxuosa, mas ela precisa ser confortável. Precisamos dar aos nossos profissionais todas as ferramentas adequadas para que entrem na sala de aula e possam fazer o que sabem fazer, que é ensinar. Portanto, as escolas têm que estar limpas, preparadas e reformadas”.

AR-CONDICIONADO “Estamos, gradativamente, implantando ar-condicionado em todas as salas de aula. É um trabalho longo, que teve necessidade de investimento grande por parte da secretaria. Fazer a revisão da parte elétrica é fundamental. Foram 900 salas de aula reformadas para receber esse investimento. Gradativamente, estamos ampliando a carga, para que os aparelhos de ar-condicionado possam ser ligados. Tudo isso para dar conforto ao aluno, mas também ao profissional de educação que vai trabalhar em uma escola mais agradável e de acordo com as necessidades”.

REAJUSTE / NOVA ESCOLA

TODOS OS ANOS “Desde que o governador Sérgio Cabral assumiu o estado, todos os anos os profissionais da Educação tiveram algum ganho salarial. No primeiro ano, em 2007, 4% de reajuste; em 2008, 8%; e, em 2009, conseguimos incorporar o Nova Escola. Foi um ganho enorme”.

DISTORÇÃO “Quando nós começamos o estudo para a incorporação do Nova Escola, apenas 30 mil profissionais regentes recebiam a gratificação, quando temos 52 mil professores regentes. Só uma parcela dos professores recebia o bônus. Provocava uma distorção gravíssima na rede”.

MERITOCRACIA “Um projeto de meritocracia é algo bacana de ser implementado, mas a partir do momento em que a avaliação deixou de ser realizada e os valores passaram a ser repetidos, isso provocou uma injustiça muito grande. As escolas que evoluíram não tinham um reajuste no valor da gratificação. As escolas que pioraram também não tinham uma diminuição desses valores. E havia muitos profissionais que ingressaram na rede depois do processo do Nova Escola e não ganhavam nada”.

IMPACTO O impacto da incorporação do Nova Escola será de R$ 7 bilhões em sete anos: “É R$ 1 bilhão por ano, o que provoca um impacto muito grande, uma vez que o orçamento global da Secretaria Estadual de Educação gira em torno de R$ 3 bilhões. Sendo que R$ 2,3 bilhões são para o pagamento de pessoal”, explicou Tereza Porto.

APOSENTADORIA “Em 2009, tivemos um número maior de pedidos de aposentadorias, cerca de 4 mil. O número foi superior a 2008, quase 3 mil, por uma razão muito simples: a partir do momento em que o Nova Escola é incorporado, o profissional se aposenta. Antes, ele não se aposentava para não perder a gratificação. Agora, o servidor pode se aposentar, porque o dinheiro dele está garantido. Muitos aguardavam a expulsória, porque, com 70 anos, tinham que sair só para não perder o bônus”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se há alguma possibilidade de contratar professores docente 2 para o 2º semestre.

Priscila disse...

Gostaria de saber porque os professores que passaram no concurso de 2004 não foram chamado sou professora de Língua Portuguesa tive uma boa colocação e não fui chamada isso entristece qualquer um.

Anônimo disse...

Realmente, o que espera da educação? concordo que o docente tena que ser capacitado, mas está na hora de reverter a situação e perguntar, e os alunos? Não adianta ter um 'super professor' se o educando não estiver realmente sendo cobrado e lembrado que além de tudo tem deveres para serem cumpridos. E os pedagogos, onde estão as palestras para a conscientização dos pais? Creio que os profissionais já estão sendo bem muito bem preparados, mas se a clientela, também não estiver ciente de seu papel social, vamos está com a balança em desequilibrio, e realmente não chegaremos ao patamar de 'desenvolvido'.