quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

SAPATO ALTO (DE LATA DE LEITE)

BONECA DE PLÁTICO

JOGO DE PANELAS DE ALUMÍNIO

PETECA

FOGÃOZINHO


MARMITINHAS DE PLÁSTICO


Estas fotos retirei do site:http://www.vassourando.com/search/label/brinquedos%20antigos Quem tem pelo menos quarenta anos e não brincou com pelo menos um desses brinquedos está mentindo.

Falar de brincadeira e brinquedos antigos é pensar com magia. Atualmente, as crianças não sabem mais o que é brincar de verdade, a TV, o Vídeo Game, o Computador ligado a Internet, é a maneira mais fácil das crianças terem uma pseudo brincadeira.

Antigamente, tinhamos a rua com espaço para brincar, um brincar de várias maneiras como; brincadeiras de roda, pique variados, jogos de bola, boneca, casinha, etc. Hoje, os quintais estão cada vez menores, temos apartamentos minúsculos e as ruas, meu Deus, não tem nem mais calçadas para as brincadeiras infantis.

Lembro com saudades de quando esperávamos o Natal para ganharmos nossos brinquedos, eu como menina, tinha o sonho de ganhar uma Susie, porém, como meus pais não tinham condições, ganhava Boneca de plástico, Panelinhas de plástico (as lindas marmitinhas), Pinos mágicos, Para-Pedro com ou sem caminhas de dois andares, ou fogãozinho, etc

Mas via na televisão brinquedos mais caros e que já estão fora de uso como - e as crianças, também não dão valor - como as lindas Susie, Genius, Bicicleta, velocípede, entre outros.

Trabalhando com brinquedos fora de linha, há mais de 10 anos, buscando e garimpando aquele bom e velho baú da vovó, que ficou escondido embaixo da cama, por anos e anos. Trazemos até nossos clientes e interessados, uma completa lista, onde passamos a atender desde os colecionadores, passando pelos saudosistas, e chegando até quem, por uma simples realidade, quer um brinquedo. Bons tempos aqueles.

O motivo de falar sobre os brinquedos e brincadeiras do passado, é porque encontrei na internet uma notícia de que estava de volta a produção do brinquedo Ferrorama e achei muito boa a idéia, pois os brinquedos de antigamente não deixam nada a desejar aos atuais. Este brinquedo, não era somente para meninos, toda a família gostava - e como sabemos, naqueles tempos, os pais e irmãos participavam juntos das brincadeiras. Então, como sou professora, acredito que os brinquedos e a brincadeira leva a criança a aprender com mais satisfação, brincar com a criança é fazer parte do seu mundo, transmitir regras e valores, garantir a sua presença e a sua protecção.


Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a sociabilização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças, é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.

Bom deixo aqui, um pouquinho do que é brincar com vocês e também alguns dos brinquedos que certamente sentimos muita saudades.



4 comentários:

Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas disse...

Olá, quero compartilhar com vocês um material fantástico e gratuito, O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Ele contém 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras ao ar livre, brincadeiras de salão, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, dinâmicas de grupo para jovens e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. Clique em "Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas" e baixe! É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

CECI ALCÂNTARA disse...

Fui ao site e valeu a pena. Parabéns!

CECI ALCÂNTARA disse...

Quem quiser visitar o link é este http://brincadeirasderua.zip.net/

BETE disse...

Saudades brinquedos da minha época