BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II (6 MESES A 1 ANO E MEIO)
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | |
| 1 | Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas. |
| 2 | Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor. |
| 3 | Narrar trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios/ sugerido somente para o B II |
| 4 | Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas. |
| 5 | Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor. |
| 6 | Reconhecer e recitar parlendas e outros textos/ sugerido somente para o B II |
| 7 | Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua. |
| 8 | Participar de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa. |
| 9 | Expressar-se oralmente com ajuda do professor. |
| 10 | Expressar seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios. |
| 11 | Organizar oralmente as etapas de uma instrução, como seguir uma receita ou regras. |
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| 12 | Envolver os números em diferentes usos e funções. |
| 13 | Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade. |
| 14 | Comparar quantidades com a ajuda do professor. |
| 15 | Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência. |
| 16 | Recitar a série numérica oralmente. |
| 17 | Noções de direção e posição, brincadeiras com o corpo. |
| Aprender a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço. | |
| Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares. | |
| Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade. | |
| Manipular objetos variados de várias maneiras. | |
| NATUREZA E SOCIEDADE | |
| 18 | Explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e consistência. |
| 19 | Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas. |
| 20 | Observar reações de causa e efeito se for estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem. |
| 21 | Reconhecer a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos que têm contato direto na escola. |
| LINGUAGEM MUSICAL | |
| 22 | Perceber os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas. |
| 23 | Reconhecer suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal. |
| 24 | Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz. |
| 25 | Explorar as qualidades sonoras (intensidade,duração, timbre,altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente. |
| 26 | Explorar as possibilidades expressivas da própria voz. |
| MOVIMENTO | |
| 27 | Imitar os gestos, movimentos e expressões das outras, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor. |
| 28 | Utilizar recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal. |
| 29 | Vestir fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral. |
| 30 | Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos. |
| EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL | |
| 31 | Explorar com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço para além do berço |
| 32 | Manipular e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc. |
| 33 | Explorar desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos. |
| 34 | Explorar e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.). |
| 35 | Familializar-se com a própria imagem corporal. |
| 36 | Discriminar o que se refere ás sensações e percepções. |
| 37 | Imitar diferentes expressões faciais. |
| 38 | Participar de brincadeiras e danças. |
| 39 | Movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros. |
| 40 | Interagir com um número diversificado de parceiros. |
| 41 | Imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações. |
| DESENHO – ARTES VISUAIS | |
| 42 | Observar outras crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas. |
| 43 | Utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar. |
| 44 | Explorar diversas possibilidades de traçar garatujas. |
| ESPACIALIDADES | |
| 45 | Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção das formas tridimensionais. |
| 46 | Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais utilizando materiais e ferramentas diferentes e construir conhecimentos sobre o equilíbrio das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos. |
| 47 | Explorar suficientemente o espaço de seu entorno e movimentar-se nele autonomia e independência. |
| A EXPERIÊNCIA DA COR | |
| 48 | Observar as transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc. |
| 49 | Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc. |
| 50 | Usar diferentes materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência das cores. |
| 51 | Explorar massas de cor e alterar sua aparência ou sensação tátil. |
| A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE VISUAL | |
| 52 | Observar e explorar os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a diferentes manifestações no campo visual. |
| 53 | No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças. |
| 54 | Apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo. |
| EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE | |
| 55 | Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente. |
| 56 | Interagir com outras pessoas em situações variadas. |
| 57 | Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais. |
| 58 | Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor. |
| 59 | Valorizar sobre a importância do outro. |
| 60 | Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer e higiene. |
| CUIDAR DE SI | |
| 61 | Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal. |
| 62 | Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene. |
| 63 | Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas. |
| 64 | Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar- se. |
| 65 | Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa. |
| 66 | Valorizar o contato com a natureza |
| 67 | Reconhecer situações de perigo e tom 3ar precauções para evitá-las |
| 68 | Explorar espaços e praticar ações físicas. |
| 69 | Identificar produtos que não devem ser ingeridos. |
| APRENDER A RELACIONAR-SE | |
| 70 | Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias. |
| 71 | Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais. |
| 72 | Fazer amigos, negociar significados e decisões. |
| 73 | Partilhar sentimentos e combater preconceitos. |
| 74 | Internalizar regras para conviver em grupo. |
| 75 | Saber cooperar em diferentes tarefas. |
| 76 | Conhecer suas limitações e possibilidades |
| 77 | Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança. |
| 78 | Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros. |
| 79 | Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo. |
| SABER DE SI | |
| 80 | Aprender a familializar-se com a própria imagem. |
| 81 | Expressar- se corporalmente e verbalmente. |
| 82 | Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor. |
| 83 | Solicitar aconchego em situações cotidianas. |
| 84 | Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações |
| 85 | Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo. |
| 86 | Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar. |
| CUIDAR DO AMBIENTE | |
| 87 | Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades. |
| 88 | Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo. |
| 89 | Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la. |
| 90 | Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais. |
| EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR | |
| 91 | Aprender a brincar com as professoras de esconder. |
| 92 | Procurar e achar objetos que forem escondidos. |
| 93 | Aprender a encaixar peças e empilhar cubos. |
| 94 | Participar com os colegas de brincadeiras de roda. |
| 95 | Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos. |
| 96 | Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias. |
| 97 | Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram. |
| 98 | Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas. |
| 99 | Bater com as mãos sobre uma superfície, entrar e sair de espaços pequenos. |
| 100 | Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas. |
| 101 | Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros |
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ FASE I E PRÉ FASE II (ANTIGO JARDIM I E JARDIM II)
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | |
| 1 | Identificar a escrita do próprio nome. |
| 2 | Reconhecer e nomear as letras de seu nome. |
| 3 | Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias. |
| 4 | Reconhecer a semelhança gráfica entre inicial de seu nome e as demais dos seus colegas que também possuem a mesma letra. |
| 5 | Arriscar escrever o nome nas situações em que se faz necessário. |
| 6 | Reapresentar contos de repetição apoiadas no livro. |
| 8 | Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor. |
| 9 | Reconhecer e utilizar com mais freqüência textos com convites, a agenda do dia, comunicados e listas. |
| 10 | Localizar palavras num texto que já sabem de memória. |
| 12 | Conquistar a escrita do nome próprio com total autonomia. |
| 13 | Ler e escrever os nomes dos colegas, ainda que não convencionalmente. |
| 14 | Escutar a leitura de histórias e emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido. |
| 15 | Conhecer amplo repertório de contos desde os tradicionais de fadas, até os populares brasileiros e de outras culturas. |
| 16 | Manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar. |
| 17 | Acompanhar a leitura de histórias feita pelo professor. |
| 18 | Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor. |
| 19 | Reconhecer repertório de contos de repetição lidos pelo professor. |
| 20 | Acompanhar oralmente passagens das histórias de repetição com apoio de imagens. |
| 21 | Conhecer os diferentes usos dos livros. |
| 22 | Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas. |
| 23 | Explicar fatos e fenômenos sociais. |
| 24 | Manifestar opiniões concordar ou discordar da opinião dos outros. |
| 25 | Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala completar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos. |
| 26 | Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa. |
| 27 | Relatar fatos que compõem episódios cotidianos. |
| 28 | Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa. |
| 29 | Formalizar oralmente instruções específicas: regras de jogos, receitas, procedimentos específicos, etc. |
| 30 | Brincar com as palavras e letras do alfabeto. |
| 31 | Produzir seus próprios textos( bilhetes, listas, etc.) ainda que não convencionalmente. |
| 32 | Usar a escrita para seguir instruções ou instruir. |
| Utilizar conhecimentos sobre o sistema para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico. | |
| 33 | Diferenciar publicações tais como: jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários. |
| 34 | Fazer uso de procedimentos básicos com leitura de um livro, virar páginas sucessivamente, etc. |
| Explorar e reconhecer as letras do alfabeto em várias situações comunicativas e textuais. | |
| MATEMÁTICA | |
| 35 | Explorar as notações numéricas em diferentes contextos. |
| 36 | Enriquecer suas brincadeiras de faz-de-conta com materiais que convidem a pensar sobre os números. |
| 37 | Deslocar a si ou objetos no espaço. |
| 38 | Explorar o espaço com maior intencionalidade. |
| 39 | Participar de brincadeiras cujo desafio seja definir trajetos a partir de pontos de partida e de chegada. |
| 40 | Ordenar diferentes objetos da mesma classe. |
| 41 | Identificar a passagem do tempo apoiadas no calendário. |
| 42 | Identificar notas e moedas do sistema monetário. |
| 43 | Escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória. |
| 44 | Separar os objetos contados dos não contados. |
| 45 | Sincronizar gesto e o recitado da série numérica sem pular os objetos |
| 46 | Identificar algumas figuras geométricas. |
| 47 | Saber dizer o número sucessor e antecessor |
| 48 | Estabelecer critérios para comparar e ordenar. |
| Desenvolver noção de quantidade e sua representação numérica. | |
| NATUREZA E SOCIEDADE | |
| 49 | Conhecer o próprio corpo, nomear algumas partes do mesmo e observar seu crescimento. |
| 50 | Comparar e entender as diferenças entre meninos e meninas e entre os próprios meninos e entre as meninas. |
| 51 | Estabelecer relações de causa- efeito das mudanças observadas em elementos da natureza. |
| 52 | Perceber a complexidade e diversidade das relações humanas e do meio ambiente e ampliar sua capacidade de observação. |
| 53 | Observar e significar organizações sociais, hábitos e culturas. |
| 54 | Relacionar algumas semelhanças e diferenças com as formas de organização de outras culturas e as formas de adaptação de alguns seres vivos ao meio em que vivem. * |
| 55 | Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia- a- dia. |
| 56 | Observar e perceber algumas características do ambiente ao seu entorno. |
| 57 | Participar de atividades que envolvam processos de culinária ou confecção de objetos. |
| 58 | Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu próprio grupo social e de outros grupos. |
| 59 | Conhecer costumes e brincadeiras de outras épocas. |
| 60 | Perceber diferenças de forma, cor e gosto. |
| 61 | Aprender sobre a transformação de alguns alimentos ou elementos a serem misturados. |
| 62 | Considerar o efeito da força exercida sobre um material pela participação em desafios propostos pelo professor. |
| 63 | Criar explicações para fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia-a- dia. |
| 64 | Observar as construções do lugar onde vive, o local de onde vem a água que consomem. |
| 65 | Preservar a natureza. |
| LINGUAGEM MUSICAL | |
| 66 | Reconhecer as qualidades sonoras de determinados objetos sonoros e instrumentos musicais. |
| 67 | Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo. |
| 68 | Ampliar seu repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos musicais, parlendas, etc. |
| 69 | Manifestar preferências por algumas músicas e canções. |
| 70 | Reconhecer o som e saber se possível o nome de alguns instrumentos musicais. |
| 71 | Construir alguns instrumentos musicais. |
| 72 | Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos sonoros e instrumentos musicais. |
| 73 | Sonorizar histórias, desenhar o que ouvem. |
| 74 | Explorar os diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos. |
| 75 | Explorar e orientar-se corporalmente com relação a: em frente, atrás, no alto, em cima, etc. |
| 76 | Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. |
| 77 | Ter presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos. |
| 78 | Apropriar-se da própria imagem corporal. |
| 79 | Discriminar e nomear partes do próprio corpo e do outro. |
| 80 | Controlar gradualmente o próprio movimento, ajustando suas habilidades ás diferentes situações das quais participa. |
| 81 | Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo. |
| 82 | Desenvolver uma atitude positiva com relação a seu corpo e a do outro, assim como prazer ao movimentar-se. |
| 83 | Ampliar a consciência corporal em posturas e em movimentos. |
| 84 | Nomear as características e funções das diferentes partes do corpo e do outro. |
| 85 | Expressar pelo movimento a interação com diferentes parceiros usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais, de modo a comunicar-se intencionalmente. |
| 86 | Assumir determinadas posturas corporais. |
| 87 | Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal. |
| 88 | Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando e coordenando movimentos. |
| 89 | Apreciar apresentações de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal. |
| 90* | Explorar as possibilidades de se expressar, se comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo movimento. |
| 91 | Criar e reproduzir coreografias individualmente e em grupo. |
| 92 | Descrever de como será feito um movimento. |
| 93 | Criar um sistema de registro para movimentos, utilizando-o na realização de seqüências de movimentos. |
| 94 | Avaliar e interpretar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal, de adultos amadores e profissionais. |
| 95 | Criar brincadeiras corporais a partir de repertório apreendido. |
| 96 | Resolver problemas ocorridos em um jogo discutindo regras |
| 97 | Improvisar situações e personagens usando bonecos, brinquedos e objetos. |
| ARTES VISUAIS | |
| 98 | Aprender a fazer contato, observar e interagir com os processos de produção das demais crianças, incluindo as de outras faixas etárias. |
| 99 | Ter a oportunidade de contato com a arte através de vídeos livros |
| 100 | Usar várias possibilidades de organizar e de classificar seu próprio desenho. |
| Manipular objetos de diferentes características e propriedades. | |
| Valorizar as produções próprias e alheias. | |
| Conhecer as cores destacando as primárias. | |
| EXPERIÊNCIAS DE BRINCAR E IMAGINAR | |
| 101 | Ter como experiência a comunicação com os companheiros utilizando- se de sons musicais ou não. |
| 102 | Brincar com a sonoridade de palavras, com variações de um gesto, ou de uma postura corporal. |
| 103 | Cantar e fazer gestos esperados ao participar de cirandas e brincadeiras de roda. |
| 104 | Montar quebra cabeça com ajuda e explicar a um ou mais colegas como se participa de um jogo de regra usando suas palavras e sua forma de entender o jogo e seu funcionamento. |
| 105 | Dramatizar um enredo usando bonecos como atores. |
| 106 | Dizer aos colegas ou ao professor quais devem ser os personagens, objetos e adereços necessários ao faz-de- conta. |
| 107 | Recontar o enredo de um faz – de - conta que realizou com um colega. |
| 108 | Brincar de cantar, dançar, desenhar, escrever, jogar futebol, etc. |
| 109 | Brincar com marionetes, com destreza na execução e mais prazer em sua execução. |
| 110 | Construir brinquedos com sucatas sem necessariamente usar um modelo. |
| Imitar comportamentos de escritor em suas brincadeiras simbólicas. | |
| A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME | ||||
| 1 | Identificar a escrita do próprio nome. | |||
| 2 | Reconhecer textos no cotidiano. | |||
| LINGUAGEM ORAL | ||||
| 3 | Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança. | |||
| 4 | Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas. | |||
| 5 | Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência. | |||
| 6 | Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro. | |||
| Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas. | ||||
| Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor. | ||||
| BRINCAR COM AS PALAVRAS | ||||
| 7 | Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor. | |||
| SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS | ||||
| 8 | Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos. | |||
| 9 | Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa. | |||
| 10 | Participar como falante numa conversa mediada pelo professor. | |||
| 11 | Emitir opiniões pessoais sobre um assunto. | |||
| 12 | Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos. | |||
| 13 | Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita. | |||
| 14 | Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução. | |||
| MATEMÁTICA | ||||
| 15 | ||||
| 16 | Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares. | |||
| 17 | Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade. | |||
| 18 | Manipular objetos variados de várias maneiras. | |||
| Envolver os números em diferentes usos e funções. | ||||
| Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade. | ||||
| Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor. | ||||
| Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência. | ||||
| Recitar a série numérica oralmente. | ||||
| Noções de direção e posição. | ||||
| Observar e reconhecer formas | ||||
| Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos. | ||||
| Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário | ||||
| NATUREZA E SOCIEDADE | ||||
| 19 | Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas. | |||
| 20 | Pesquisar algumas características físicas. | |||
| 21 | Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas. | |||
| 22 | Observar sua imagem refletida no espelho. | |||
| 23 | Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais. | |||
| 24 | Ter familiaridade com formas de organizações sociais. | |||
| 25 | Lidar com regras e combinados. | |||
| 26 | Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças. | |||
| 27 | Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome. | |||
| 28 | Observar animais em livros, revistas e filmes. | |||
| 29 | Reconhecer sons produzidos pelos animais. | |||
| 30 | Registrar diferentes experiências vivenciadas | |||
| Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação. | ||||
| Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira. | ||||
| Desenvolver noções de higiene e saúde. | ||||
| LINGUAGEM MUSICAL | ||||
| 31 | Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem. | |||
| 32 | Participar de brincadeiras musicais. | |||
| 33 | Relacionar a música com a expressão corporal e a dança. | |||
| 34 | Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades. | |||
| 35 | Identificar o silêncio e os sons da natureza. | |||
| 36 | Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente. | |||
| 37 | Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas. | |||
| 38 | Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc. | |||
| 39 | Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais. | |||
| Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso | ||||
| MOVIMENTO | ||||
| 40 | Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos. | |||
| 41 | Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc. | |||
| 42 | Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos. | |||
| 43 | Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações. | |||
| 44 | Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc. | |||
| 45 | Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente. | |||
| 46 | Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis. | |||
| 47 | Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal. | |||
| 48 | Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos. | |||
| 49 | Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal. | |||
| 50 | Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços. | |||
| 51 | Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo. | |||
| 52 | Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor. | |||
| 53 | Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias). | |||
| 54 | Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias. | |||
| 55 | Imitar as ações de um personagem de uma história lida. | |||
| 56 | Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem. | |||
| 57 | Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos. | |||
| Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos. | ||||
| ARTES VISUAIS | ||||
| 58 | Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência. | |||
| 59 | Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc. | |||
| 60 | Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens. | |||
| Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis. | ||||
| DESENHO | ||||
| 61 | Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais. | |||
| 62 | Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças. | |||
| Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado. | ||||
| Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar. | ||||
| ESPACIALIDADES | ||||
| 63 | Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas. | |||
| 64 | Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los. | |||
| 65 | Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais. | |||
| A EXPERIÊNCIA COM A COR | ||||
| 66 | Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor. | |||
| Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc | ||||
| EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE | ||||
| Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente. | ||||
| Interagir com outras pessoas em situações variadas. | ||||
| Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais. | ||||
| Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor. | ||||
| Valorizar sobre a importância do outro. | ||||
| Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer . | ||||
| Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal. | ||||
| Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene. | ||||
| Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas. | ||||
| Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se. | ||||
| Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa. | ||||
| Valorizar o contato com a natureza | ||||
| Reconhecer situações de perigo e tom 3ar precauções para evitá-las | ||||
| Explorar espaços e praticar ações físicas. | ||||
| Identificar produtos que não devem ser ingeridos. | ||||
| Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias. | ||||
| Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais. | ||||
| Fazer amigos, negociar significados e decisões. | ||||
| Partilhar sentimentos e combater preconceitos. | ||||
| Internalizar regras para conviver em grupo. | ||||
| Saber cooperar em diferentes tarefas. | ||||
| Conhecer suas limitações e possibilidades | ||||
| Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança. | ||||
| Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros. | ||||
| Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo. | ||||
| Expressar- se corporalmente e verbalmente. | ||||
| Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor. | ||||
| Solicitar aconchego em situações cotidianas. | ||||
| Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações | ||||
| Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo. | ||||
| Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar. | ||||
| Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades. | ||||
| Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo. | ||||
| Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la. | ||||
| Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais. | ||||
| EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR | |
| Aprender a brincar com as professoras de esconder. | |
| Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos. | |
| Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias. | |
| Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram. | |
| Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas. | |
| Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas. | |
| Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros | |
Um comentário:
Nossa amei tudo esclareci algumas dividas gostei muito de todas ás atividades parabéns pois ás atividades foram muito esclarecedoras
Postar um comentário