sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Faber-Castell, está disponibilizando um material excelente para professores focando nos processo de aprendizagem sem contudo, se identificar com disciplinas específicas.

Este material pedagógico está referendado com os objetivos da UNESCO para a Educação no mundo que está centrado nos quatro pilares do conhecimento que é: APRENDER A CONHECER, A FAZER, A CONVIVER, A SER. Estes pilares, se apoiam na educação para o longo de toda a vida.

Estes pilares é abordado no livro Educação: um Tesouro a Descobrir, Jacques Delors (1998) que aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.

Esta é uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI Jacques Delors:

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.

FONTES: http://clubinhofabercastell.com.br/app/core/professores.html?area=0&id=30 http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056

2 comentários:

lidiane doce sensação disse...

olá!
tudo bem?????
lindo seu site!!
já estou seguindo o seu blog,se puder faz uma visitinha lá no meu!

www.artesdalidi10.blogspot.com
ah,e não esquece de me seguir!!!
mil beijoss
lidiane

CECI ALCÂNTARA disse...

Olá Lidiane! Obrigada pelo elogio. Já estou indo fazer uma visitinha, ok? Bjs!