quarta-feira, 26 de maio de 2010

Exame Nacional poderá ser usado para seleção de educadores. Adesão de secretarias estaduais e municipais será facultativa.

ESTAS SÃO ALGUMAS DAS NOTÍCIAS QUE ESTÃO CORRENDO NA MÍDIA A RESPEITO DE FUTUROS CONCURSOS PARA MAGISTÉRIO A PARTIR DE 2011, FIQUEM ATENTOS TODOS AQUELES QUE QUISEREM UMA VAGA EM CONCURSO DAQUI PARA FRENTE. JÁ É OFICIAL, POIS O MEC JÁ INSTITUIU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO CHAMADO ENEM NACIONAL DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE E QUE PODERÃO CONCORRER PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. ABAIXO ALGUMAS DAS NOTÍCIAS E SUAS FONTES.


PROVA NACIONAL - Professor terá teste de avaliação parecido com o Enem


O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem a realização do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, previsto para ter início em 2011. A avaliação vai testar o conhecimento de professores dos primeiros anos do ensino fundamental (1 ao 5 anos) e da educação infantil em todo o Brasil. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União. Pela proposta, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que já é considerada uma espécie de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Nota para seleção - O processo de seleção será parecido com o do Enem. O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa. O teste servirá para contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e conferir parâmetros para autoavaliação dos futuros docentes. O Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com os resultados do exame e irá disponibilizá-los para instituições de educação superior, secretarias de educação e pesquisadores.

http://extra.globo.com

‘Enem’ para professor começará já em 2011, diz MEC

Prova unificada seria aplicada para selecionar interessados em dar aula. Com a nota, candidato poderia tentar vaga de professor em todo país.

Começará já em 2011 o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, uma espécie de “Enem” para professores. A informação é do Inep, braço do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliações desse tipo – o órgão já faz o Enem e o Enade, o antigo provão.

A partir desta segunda-feira (24), o órgão recebe sugestões de qualquer pessoa, por meio de seu site, para definir detalhes do concurso e o conteúdo a ser cobrado dos futuros professores.

A proposta é criar um banco nacional de professores, uma lista de profissionais qualificados que poderiam ser contratados por qualquer município brasileiro. Atualmente, cada governo escolhe critérios e métodos de seleção próprios.

Um problema que ainda ficaria por resolver seria a falta de formados dispostos a trabalhar como professores. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Educação estadual não consegue preencher vagas para professores de física: 92% dos inscritos foram reprovados no último concurso.

SISU DOS PROFESSORES - A logística seria parecida com a do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado criado pela para substituir o vestibular. Assim como na seleção de vestibulandos, o “Enem” para professores seria uma prova nacional e integrada.

O futuro professor faz a prova em sua cidade, recebe a nota e a apresenta em qualquer cidade ou estado do Brasil que tenha aderido ao sistema. Cada secretaria de educação poderá estabelecer notas mínimas para a contratação. Os donos das maiores pontuações terão preferência.

O MEC acredita que a prova ajudaria a elevar e padronizar a qualidade dos professorado em todo o país. A prova seria baseada em critérios internacionais de requisitos de um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

http://guiadoestudante.abril.com.br

MEC cria 'Enem' para selecionar professores

O Ministério da Educação (MEC) instituiu hoje um concurso para avaliar professores interessados em trabalhar na rede pública. A primeira edição do chamado Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá ocorrer em 2011. Poderão participar educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil.

Segundo o MEC, o programa foi criado a partir da demanda de Estados e municípios. Com os resultados, as secretarias de Educação não precisariam realizar concursos públicos para contratar professores - bastaria usar as notas do exame como critério de seleção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo programa, que funcionará nos moldes do atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o professor faz a prova e depois pode utilizar as notas para ingressar em diferentes redes que aderirem ao processo seletivo. A forma de utilização dos resultados será definida por cada secretaria.

MEC quer fundo para substituir fiador em financiamento
Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira no site do Inep, e ficará no ar durante 45 dias. Professores, universidades, Estados e municípios podem contribuir com sugestões sobre o que um educador deve saber no momento do ingresso na carreira do magistério.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o exame constituiu uma "avaliação de conhecimentos, competências e habilidades". O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas. A participação dos professores será voluntária, mediante inscrição.

O Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com o resultado do exame, que serão disponibilizados para instituições de ensino superior, secretarias de Educação e pesquisadores.

www.parana-online.com.br

Nenhum comentário: