OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS | HABILIDADES |
Linguagem oral | Leitura de imagens, Recontar histórias de diferentes gêneros textuais, Roda de conversa, Declamar poesias, Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates, Relatar experiências vividas, Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado, Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal, Falar trava-línguas, Defender suas ideias com argumentação |
Prática de leitura | Leitura compartilhada diária, Roda de leitores, Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais, Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar, Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa, Inferir sentido a uma palavra no seu contexto, Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto, Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida. Identificar e descrever personagens, Distinguir fala do narrador dos outros personagens, Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual Consulta ao dicionário. |
Prática Escrita e produção de texto | Empregar letra maiúscula corretamente, Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais, Utilização correta da pontuação, Grafia correta das palavras, Segmentação correta de frases e textos, Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância, Produzir texto e revisá-lo. |
1º BIMESTRE
Produção de texto: conto
Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
Leitura, produção e interpretação
Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia:palavras com som de x
Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
Gramática
Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
Numeral
MATEMATICA
OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS | HABILIDADES |
Operações com números | Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações, Campo aditivo e multiplicativo, Compor e decompor números, Reconhecer ordens e classes, Citar o antecessor e sucessor dos números, Sistema monetário, Expressões numéricas, Cálculo mental, Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem. Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem |
Espaço e forma | Compor de decompor figuras geométricas planas, Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos, Associar sólidos ao seu molde. Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc). |
Grandezas e medidas | Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície, Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro. |
Tratamento da informação | Construir e interpretar tabelas e gráficos. |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
Números
Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
Espaços e formas: paralelepípedo
Tratamento de informação: Noções de gráficos
3º BIMESTRE
Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
Grandezas e medidas: perímetros
Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
Espaços e formas: Ângulos
4º BIMESTRE
Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
Espaços e formas: polígonos
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
EIXOS | CONTEÚDOS |
Ambiente | Relação entre os seres vivos e o ambiente, Características da água, do ar e da atmosfera. |
Ser humano e saúde | Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças, Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções. |
Recursos Tecnológicos | Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões, Doenças de veiculação hídrica Meios de proliferação e transmissão de doenças |
1º BIMESTRE
Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
O ar e a atmosfera
2º BIMESTRE
O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos
3º BIMESTRE
Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção
4º BIMESTRE
A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos
HISTÓRIA
OBJETIVOS
·Sua identidade e origem na história;
Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
Conhecer a os fatos históricos do estado
Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
Registrar informações pessoais;
Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas
EIXOS | CONTEÚDOS |
História das organizações populacionais | Origem do Estado. Populações locais (indígenas) Organização do espaço, Os indígenas no RN, Colonização do RN. |
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. | Movimentos que aconteceram no RN, Imposições culturais e religiosas no RN, Manifestações Culturais. |
Organizações Políticas e Administrativas | Ocupação do espaço do RN, Confederação dos Índios Cariris, Revoltas pela Independência Abolição dos escravos Brasil e RN, Governos do estado do RN, Poderes( executivo, legislativo e judiciário). |
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
Os povos indígenas do Brasil
Descobrimento
Os povos africanos
Origem do RN: população e colonização
Organização do espaço do RN.
2º BIMESTRE
Movimentos que aconteceram no RN,
Imposições culturais e religiosas no RN,
Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
Movimentos que aconteceram no RN,
Imposições culturais e religiosas no RN,
Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
Abolição dos escravos Brasil e RN,
Governos do estado do RN,
Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
Identificar os limites e governo do Estado;
Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;
EIXOS | CONTEÚDOS |
Paisagens urbanas e rurais | A construção do espaço do RN |
Espaço geográfico do RN | Natureza, economia do RN |
Cartografia | Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais. |
1º BIMESTRE
· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
2º BIMESTRE
· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo
· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.
4º BIMESTRE
O RN: natureza e economia
ARTES
OBJETIVO
· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
EDUCAÇÃO FÍSICA.
OBJETIVO
· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS
· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
16 comentários:
Olá Cecília! Parabéns pelo seu Blog!
Tem um selinho pra vc lá no meu blog.
abraços!
Obrigada Cláudia pelo carinho, já peguei "meu" selo e vou colocar seu link no blog também.
Olá, Derland! Já visitei seu blog e amei. Abrçs.
Olá! Adorei o blog. Em 2012 voltarei a lecionar para as séries iniciais do EF após sete anos trabalhando apenas com as séries finais do EF e Ensino Médio. Vou assumir uma turma do 4º ano, comecei o ano pesquisando. Vai me ajudar muito. Parabéns pelo trabalho.
Opa, que legal parabéns pelo seu blog.Muitissímo obrigado. Me ajudou bastante, fiz algumas alterações nos conteúdos por conta de já prever a falta de livro didáticos.Mas me viro muito bem com isso e já me deu uma boa adiantada.
Olá Ceci, visitei seu blog e achei ótimo. Sou professora e já estou pesquisando novos perfis para o ensino de 1º ao 5º ano.Parabéns por compartilhar suas experiências conosco. Veralúcia Sampaio- Exu - PE.
Parabéns! Adorei seu blog. Muito criativo
adorei me ajudou bastante!Parabéns esse Blog é d+!
Olá Cecilia!Amei seu Blog,me tira uma duvida no assunto de Hitória tem a seguinte frase,População e colonização do RN,o que significa RN?
Olá Cecília, sou mãe de um menino que está no 4º ano (antiga 3ª série)... estou cheias de dúvidas a respeito dos conteúdos, mas uma delas é na Educação Física, a prof. simplismente "larga" eles na quadra e uma turma joga futebol e outra joga "mata soldado"... Não tem conteúdo para o 4º ano? Adorei o seu blog... Abraços Sabrina
Parabéns pelo site.
Cecília, amei seu blog.Estou começando a dar aula em escola agora, sou recém formada pedagoga e minha experiência na área educacional são outras. Então essa disposição por bimestre foi fundamental na orientação do que devo fazer.Serve de norteador.
Obrigada.
Luciane.
Amigos, obrigada pelo carinho, eu gosto de compartilhar conhecimentos, para isso fiz este blog, então vamos continuar, não é?
Agora respondendo à "Anônimo disse...
Olá Cecilia!Amei seu Blog,me tira uma duvida no assunto de Hitória tem a seguinte frase,População e colonização do RN,o que significa RN?"
17 de abril de 2012 16:29
A resposta é Rio Grande do Norte, Estado do Nordeste do nosso lindo Brasil.
PARABENS, ESTOU COMEÇANDO AGORA MINHA TRAJETORIA DE PROFESSORA, SEU BLOG ESTA ME AJUDANDO NO SENTIDO DE FORMAR MEU PROPRIO PLANO DE AULA.
Olá Sabrina, sobre a Educação Física no 4º ano, na verdade pelo que sei, nas escolas públicas não tem professores específicos nessa disciplina. Os que fazem a disciplina com estas turmas sõa professores "emprestados" com faculdade de Educação Física ou professores que fizeram a Formaçõa de Professores na modalidade Normal. Quanto a deixarem os alunos à vontade, você como mãe pode e deve ir à direção e se colocar diante da situação.
Um grande abraço e obrigada pelo carinho.
Ceci, adorei o seu Blog, vai me ajudar muito, tem oito anos que leciono do 6 ao 9º ano, agora voltei para series iniciais , no 4º ano EF, e vou visitar muito o seu blog. um abraço sucesso sempre..
Postar um comentário