sábado, 30 de outubro de 2010

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA NA QUESTÃO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

ESTE FOI MAIS UM TRABALHO QUE MEU GRUPO FEZ NA FACULDADE PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA SOBRE UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE ALGUNS TEMAS DA HISTÓRIA BRASILEIRA.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA NAS SÉRIES INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCIPLINA: TAE de História.

TURNO: TARDE

PROFESSORA: Lília Seabra.

ALUNA: CECÍLIA MARIA B. DE ALCÂNTARA

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA NA QUESTÃO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

Partindo do pressuposto que o ensino de História é essencial no Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam como um dos objetivos específicos à constituição da noção de identidade de uma forma que estabeleçam relações entre as identidades sociais, individuais e coletivas.

Desse modo, no que diz respeito aos objetivos gerais de História para o Ensino Fundamental, os alunos deverão ser capazes de:

*Identificar o próprio grupo e as relações em outros tempos e espaços;

*Localizar acontecimentos do presente e do passado;

*Conhecer e respeitar as pluralidades culturais;

*Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas;

*Problematizar e solucionar questões da sua realidade;

*Utilizar diversos materiais de pesquisa e de produção de textos históricos;

*Valorizar o patrimônio sócio-cultural como fortalecimento da democracia;

O presente trabalho é uma exigência da professora Lília Seabra da disciplina TAE de História que nos solicitou uma analise crítica de livros didáticos do Ensino Fundamental. Foram selecionados alguns temas da história brasileira, como por exemplo: População Indígena, Descobrimento do Brasil, A vinda da família Real, Abolição da Escravatura e Independência do Brasil. Coube a nossa dupla, falar sobre o tema Abolição da Escravatura. Foram utilizados dezessete livros para análise.

Sendo assim, o autor LUCCI, Elian Alabi, no Livro Didático Viver e Aprender: História e Geografia volume quatro, traz alguns objetivos específicos com relação à Abolição da Escravatura, são eles:

*Reconhecer a participação dos abolicionistas, a pressão da Inglaterra e as rebeliões negras como causas da libertação dos escravos;

*Identificar a lei que aboliu a escravidão;

*Conhecer a situação dos ex-escravos e a atual participação do negro na sociedade.

Segue abaixo, alguns critérios para analisar os livros:

*Nomenclatura;

*Como estão sendo abordados: Conteúdos / Datas Comemorativas?

*Em que momento da história aparece o tema?

*Como as questões são abordadas?

*Em que séries são abordadas o tema?

ANÁLISE DOS LIVROS

1ª série

*Livro: Historiar: Falando, contando e narrando a História.

Nomenclatura: Crianças de outros tempos e lugares (p.15).

Momento: Após a identificação da criança.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Problematizadoras.


*Livro: Viver e Aprender: História e Geografia.

Nomenclatura: Abolição da Escravidão.

Momento: Após a Data Comemorativa do Dia das Mães.

Abordagem: Data Comemorativa.

Questões: Não aborda.

2ª série

*Livro: Historiar: Fazendo, contando e narrando a História.

Nomenclatura: Meu arquivo.

Momento: Após trabalhar as diferentes etnias (p.61).

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Problematizadoras.


*Livro: Histórias tantas histórias...

Nomenclatura: Não aborda esta questão.

Momento:----------------------------------------

Abordagem: -------------------------------------

Questões: ----------------------------------------

*Livro: Viver e aprender: História e Geografia.

Nomenclatura: Nomes de hoje e ruas de ontem (p.90).

Momento: Após o capítulo: espaços de convivência.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Eu gosto de Estudos Sociais.


Nomenclatura: Libertação dos Escravos (p.91).

Momento. Após a data de comemoração dos Dias das Mães.

Abordagem: Datas comemorativas.

Questões: Perguntas e respostas sem a opinião do aluno.


3ª série

*Livro: História: Interagindo e percebendo o mundo.

Nomenclatura: entre correntes e sonhos (p.59).

Momento: Após o capítulo que trata do Descobrimento, A busca dos portugueses...

Abordagem:Conteúdo.

Questões: Problematizadoras.

*Livro: Histórias tantas histórias...

Nomenclatura: Ser e viver escravo (p.87).

Momento: Após capítulo que trata ¨O ouro humano¨.

Abordagem: conteúdo.

Questões: abordagem pessoal.

*Livro: Viver e aprender História e Geografia.

Nomenclatura: A história do município - Os documentos da história (p.58).

Momento: Após o capítulo: As paisagens do município.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Marcha Criança: história e Geografia.

Nomenclatura: A libertação dos escravos (p.195).

Momento: Após o capítulo: O Segundo Império.

Abordagem: Datas Comemorativas.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Eu gosto de Estudos Sociais.

Nomenclatura: Abolição da Escravatura (p.100 e 116).

Momento: Após o capítulo que trata a Independência do Brasil.

Abordagem: conteúdo e Datas Comemorativas.

Questões: Perguntas e respostas sem a opinião do aluno.

4ª série

*Livro: Historiar: fazendo, contando e narrando a História.

Nomenclatura: Escravos (p.88).

Momento: Após o capitulo que trata dos colonizadores.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Problematizadoras.

*Livro: História tantas histórias...

Nomenclatura: Outros povos, outros problemas (p.122).

Momento: Após o capítulo: Os direitos dos povos.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Viver e aprender História e Geografia.

Nomenclatura: A vinda dos negros (p.46).

Momento: Após o capítulo: Os europeus na América.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Marcha Criança História e Geografia.

Nomenclatura: A libertação dos escravos (p.98).

Momento: após o capítulo que trata do Brasil – Colônia.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Abordagem pessoal.

*Livro: Integrando o Aprender.

Nomenclatura: A abolição da escravatura (p.282).

Momento: Após o capítulo: A vinda da família real para o Brasil.

Abordagem: Conteúdo.

Questões: Perguntas e respostas sem a opinião do aluno.

Seguindo esses critérios, o que se pôde perceber foi:

*Na maioria dos livros pesquisados, esse tema não é abordado nas 1ª e 2ª séries, porém, na coleção Historiar – Dora Schimidt, Ed. Scipione: 1ª série, aborda somente a vinda dos negros para o Brasil para trabalharem como escravos, Viver e Aprender – Branco e Lucci, Ed. Saraiva: 2ª série, aborda o tema de uma maneira mais sutil e a 1ª série aborda como Data Comemorativa.

*Este tema é abordado nas 3ª e 4ª séries;

*São utilizadas diferentes nomenclaturas para se referir ao tema em questão, dentre elas:

- Abolição da Escravatura;

- A abolição;

- Os Documentos da História;

- Ser e Viver Escravo;

- Registrando Outras histórias;

- Escravos;

- Libertação dos Escravos;

*Este tema é abordado na Coleção Eu Gosto de Estudos Sociais, 3ª série, como Data Comemorativa (p. 116) e também como Conteúdo (p. 100).

*Na maioria dos livros percebeu-se que estes não seguem uma linha cronológica do Fato Histórico, porém um dos livros apresenta esta cronologia.

*Com relação as questões, a maioria dos livros utilizam a abordagem pessoal para resolução das atividades propostas. Alguns utilizam questões problematizadoras e uma minoria utiliza questões impositivas, ou seja, sem a opinião do aluno.

*Em alguns livros foi possível perceber a preocupação do autor em oferecer subsídios ao professor para o lançamento e culminância do tema, entre eles: fotos, gravuras, pinturas, músicas, documentos, livros paradidáticos, diferentes tipos de textos (jornalístico, depoimentos e opiniões).

*Nos livros de 3ª e 4ª série foi possível encontrar mapas que mostram o trajeto: África-Brasil.

*Em alguns livros o conteúdo é abordado de forma contextualizada: Parte do conhecimento prévio do aluno.

*Apenas duas coleções não estão de acordo com os PCN.

*De acordo com a história brasileira, este tema é abordado de maneira superficial, ilustrativa e não aborda o lado negativo da Abolição.

Após esta análise podemos sugerir para o desenvolvimento deste tema às coleções abaixo, pois estão mais próximas da proposta contida nos PCN;

*Coleção Historiar

*História – tantas histórias...

BIBLIOGRAFIA

1 – Coleção Integrando o Aprender (4ª série).

BEBLUCCI, Maria Eugênia. CAVALCANTE, Luiz Gonzaga. Integrando o Aprender – SP: Spicione, 1991.

2 – BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia – Brasília: MEC/SEF, 1997.

3 – Coleção Tantas histórias (2ª, 3ª e 4ª séries).

LINS, Ana Luísa. História: tantas histórias – SP: FTD, 2001.

4 – Coleção Viver e aprender (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries).

LUCCI, Elian. BRANCO, Anselmo Lázaro. Viver e Aprender história – SP: Saraiva, 2002.

5 – Coleção Marcha Criança (3ª e 4ª séries).

MARSICO, Maria Teresa [et al]. Marcha Criança: História e Geografia – SP: Scipione, 2000.

6 – Coleção Eu gosto de Estudos Sociais (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries).

PASSOS, Célia. SILVA. Zeneide. Eu gosto de Estudos Sociais – SP: Nacional, 1996.

7 – Coleção O dia-a dia do professor.

PINTO, Gerusa e RODRIGUES, Frances. O dia-a-dia do professor – BH: Fapi, 2000


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